Benefícios da Ayurveda para o sono

Dormir bem é um dos fatores mais importantes para a nossa qualidade de vida. No entanto, muitas pessoas enfrentam problemas com isso, e sofrem de insônia. Felizmente, há diversas maneiras de lidar com os distúrbios do sono: uma delas é por meio da Ayurveda.

A medicina Ayurveda consiste em uma técnica que se originou na Índia há mais de 5 mil anos. Resumidamente, ela engloba uma série de medidas que visam a boa saúde, como massagens, meditação, ioga, uso de ervas e dieta (emagreça com o Tecnonutri) balanceada. É um método que traz diversos benefícios. Como o fortalecimento do sistema imunológico, o equilíbrio do organismo, a prevenção de doenças e a melhora da qualidade do sono.

Leia também: Como usar medicina Ayurveda para lidar com o estresse

A importância do sono para a Ayurveda

De acordo com a técnica, o sono é um instinto básico da vida, essencial para todos os seres vivos. Isso significa que precisamos dele para rejuvenescer e reenergizar corpo, mente e espírito.

Além disso, os distúrbios do sono indicam que um dos elementos da natureza que nos compõem (terra, água, fogo e ar) está em excesso no organismo. Portanto, o tratamento é buscar o equilíbrio entre esses itens.

Cada pessoa personifica de maneira mais dominante as características de um dos três doshas: vata, pitta e kapha. Os doshas — ou tipo de energia ayurvédica — formam a sua personalidade. Dessa forma, eles determinam o que é melhor para seu o corpo e mente a partir do que você come e do modo como dorme.

O tratamento ayurvédico é realizado após o terapeuta identificar o perfil do indivíduo e analisar o seu comportamento de sono. Por fim, é feita a estratégia para cada caso.

Leia também: Dieta Ayurveda: Descubra seu dosha e os alimentos indicados

Dicas de como dormir melhor

Para dormir melhor durante a noite, você pode tentar as seguintes dicas:

  • Levante e deite na mesma hora todos os dias. Isso ajuda o corpo e a mente a criarem um padrão, levando a um estado de equilíbrio;
  •  Realize exercícios físicos pela manhã;
  • Medite todos os dias antes de dormir. Nem que seja por 5 minutos, busque fechar os olhos e prestar atenção na sua respiração.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo