Autocrítica: Quando essa habilidade deixa de ser saudável

A autocrítica refere-se à capacidade interna que um indivíduo tem de realizar uma crítica de si mesmo. Dessa maneira, ela é feita por meio da análise dos próprios atos e maneiras de agir.

A partir da autocrítica é possível perceber os erros cometidos e ser capaz de corrigi-los. Assim, a habilidade é fundamental para o amadurecimento pessoal. Pois, por meio dela, somos capazes de mudar e crescer, tanto pessoalmente quanto profissionalmente.

No entanto, é necessário ter os devidos cuidados, pois a autocrítica pode se tornar uma maneira de autossabotagem. Isso porque quando as pessoas enxergam apenas os erros, elas acabam desenvolvendo uma baixa autoestima, punindo-se por qualquer situação que não tenha saído como esperado.

O excesso de cobrança pode atrapalhar a rotina, influenciando negativamente nos relacionamentos e vida profissional. 

Portanto, a autocrítica é saudável especialmente para estabelecer metas e ser capaz de entender que caminho está tomando durante o processo. Por exemplo, se você deseja emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) , a autocrítica é fundamental para observar o que está certo e errado, a fim de atingir o objetivo desejado.

Leia também: Como usar a inteligência emocional no trabalho

comer bem e cuidar da mente

Dicas de como enfrentar a autocrítica

Pensando nisso, existem algumas dicas que podem ajudar a enfrentar a autocrítica para que ela não se torne algo negativo em sua vida:

  • Evite culpar-se demais: Se algo der errado, tenha calma para analisar as razões pelas quais essa dificuldade surgiu e, independente do motivo, tente resolver em vez de se culpar;
  • Pense antes de agir: Talvez essa seja a dica mais importante. Antes de tomar qualquer decisão ou atitude, é necessário pensar antes para que não ocorra consequências indesejadas. 
  • Reconheça suas conquistas: Entender o seu potencial e admirar suas qualidades e habilidades é importante para aumentar a autoestima. Dessa maneira, você pode iniciar esse hábito anotando em um caderno as suas conquistas durante o dia, mesmo que sejam pequenas.

Leia também: Inteligência emocional: O que é e benefícios

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo