fbpx

Aula de boxe: como é e seus benefícios

Se você já assistiu um filme de lutadores de boxe, já tem uma ideia do que estamos falando, não é?

O boxe é uma modalidade do grupo das lutas ou artes marciais que se propagou desde 4.000 a.C e ainda conquista muitos adeptos todos os anos. Alguns apenas apreciadores desse esporte, outros que também se tornam praticantes e passam a ser guardiões das tradições e regras que regem a modalidade.

Trata-se de um esporte que utiliza apenas os movimentos dos membros superiores, de maneira que é considerada falta qualquer ação que não seja desferida com as mãos, trazendo um distanciamento de outras lutas, como o Muay Thai.

As regras estão em torno de separar os participantes por peso. No máximo 12 rounds por luta e a pontuação dos rounds é contada a partir dos golpes dados, defesas, dominância no ringue e agressividade efetiva. Além disso, a luta acontece sempre em um ringue, que deve ter um tablado amortecido cercado de cordas para delimitar a área de combate.

Como surgiu?

Alguns registros históricos nos oferecem evidências de que o boxe surgiu na Etiópia e foi aos poucos se espalhando pelo Antigo Egito e Mediterrâneo. Porém, nessa época, pouco munido de regras, proporcionava um espetáculo à parte que apenas continha uma luta entre os adversários até que um fosse nocauteado. Suas características hostis tornaram difícil a tarefa de considerar a modalidade como um esporte. Até que, no século XVII entrou novamente em evidência, ganhou maior popularidade, algumas regras e espaços para ensino de técnicas próprias.

Desafio: Fit para 2020!

Não se preocupe com as festas de final de ano e esteja com o corpo desejado em 2020!

Benefícios

Como quase todo exercício, o boxe promove melhora da coordenação motora, redução do estresse, aprimoramento cardiorrespiratório, melhora da composição corporal. Para quem quer emagrecer ou tonificar, é perfeito. Mas, ainda temos alguns benefícios que tornam essa prática mais interessante. São eles:

  • Aumento da força;
  • Tonificação dos membros superiores;
  • Fortalecimento dos músculos abdominais;
  • Melhora da postura.

Leia também: Como transformar o corpo em uma máquina de queimar gordura

Quem pode fazer?

Todos podem praticar, é claro, com cautela, já que o boxe é uma modalidade que expõe o aluno a um risco de lesões relativamente alto.

Para crianças, as aulas não são as mesmas ministradas para adultos. Ainda assim, quanto antes começar, podemos obter melhores resultados.

Como começar a praticar

O boxe é uma modalidade que necessita de um professor presencialmente, portanto, para começar a praticar, prepare seus acessórios, roupa adequada e procure uma academia com profissionais qualificados.

Revisado por

Vanessa Losano
Vanessa Losano - Nutricionista CRN3 34283
Nutricionista e coach de emagrecimento, saúde e bem-estar. Foco profissional em emagrecimento, lowcarb e doenças crônicas não transmissíveis. Atua na empresa tech fit e atende em consultório, além de ministrar cursos e palestras na área. Possui cursos de atualização em Lowcarb, Fitoterapia, Avaliação Antropométrica e Nutrição Esportiva.
 
 

Sobre o autor

Leticia Gaspar
Leticia Gaspar
Estudante de Educação Física na UNIFESP, desenvolve pesquisas socioculturais na faculdade e tem experiência com modalidades para condicionamento e emagrecimento com adultos e idosos.