Aula de boxe: Como fazer em casa sem equipamentos

Uma aula de boxe sem equipamento pode soar estranho. No entanto, o boxe sem acessórios é uma técnica conhecida como boxe nas sombras, pois você soca – literalmente – o ar. Além disso, pode ser feito em casa. 

Assim, você precisará apenas garantir espaço suficiente para se movimentar e praticar em frente a um espelho para ajustar a forma. Experimente jogar estilos diferentes de soco, criando várias combinações de movimentos e incorporando técnicas de boxe defensivo. Com a repetição da prática, você aprenderá a corrigir os erros rapidamente. 

Postura

À medida que você avança na aula de boxe, os cuidados com a postura devem ser maiores. Seu pé não dominante deve sempre estar na frente. Ou seja, se você é destro, seu pé esquerdo deve assumir a liderança e o pé direito deve ficar na posição de 15 horas, atrás da esquerda e ligeiramente para o lado, certificando- se que os pés estejam na largura dos ombros.

Dessa forma, a mão que você geralmente usa deve ficar ao nível dos olhos, com o braço dobrado perto do corpo, quase tocando as costelas. Mantenha o braço em guarda (perto da bochecha para proteger o rosto) o tempo todo. Evite ficar com os pés muito distantes ou muito estreitos, pois isso pode impedir a velocidade e equilíbrio.

Leia mais: Exercícios no isolamento beneficiam a imunidade, diz estudo

Footwork

O footwork é a chave para o sucesso da aula de boxe. Para iniciantes, o pé mais próximo da direção de movimento desejado é o primeiro a pisar. Ao pisar, seus pés permanecem na largura dos ombros na mesma posição de 45 graus.

Dito isso, evite cruzar as pernas ou os pés, pois isso pode fazer com que você perca o equilíbrio, deixando-o vulnerável. Mantenha-se na ponta dos pés para agilidade e distribua uniformemente o peso corporal entre as duas pernas. Continue praticando até que se torne um hábito.

Socos

Entre os socos, existem quatro tipos básicos: jab, cruz, gancho e uppercut. Quando reunidos estrategicamente, esses socos formam combinações diferentes.

  • Jab: Os socos básicos começam com o jab. Um jab é um soco direto, o que significa que você dá um soco direto para fora e para trás. O peso do corpo muda para a perna principal e os quadris se voltam levemente para o lado principal.
  • Cruz: A cruz é um soco direto com sua mão traseira. O peso do corpo muda para a perna principal, enquanto você gira o pé traseiro e gira o corpo para a frente.
  • Ganchos: Os ganchos são normalmente usados ​​para alvos de média distância. Quando você aperta um gancho, seu braço sai levemente para o lado do corpo, formando um ângulo de 90 graus. Com um gancho no braço da frente, seu corpo muda levemente para o lado da frente, peso para a perna da frente. Ao jogar um gancho de braço traseiro, seu corpo muda ligeiramente para a parte traseira, mantendo o peso na perna dianteira.
  • Uppercut: O uppercut é usado para destinos de curta e média distância. Ao atirar um uppercut do braço principal, dobre levemente os joelhos e leve o ombro traseiro para proteger seu rosto. Mova o braço da frente para cima, em direção ao queixo do oponente, mantendo os cotovelos dobrados. O tempo todo, seu braço traseiro permanece rígido em guarda. 

Defesa

  • Bob: O bob é quando você se agacha e se levanta. Imagine agachar-se para evitar um soco vindo em sua direção. Proteja seu corpo com os braços e mantenha o queixo dobrado, os olhos para cima.
  • Deslizamentos: Nos deslizamentos, você inclina a parte superior do corpo para a esquerda ou direita. Dobre levemente os joelhos para dar mais amplitude de movimento ao corpo e mantenha os braços em guarda.
  • Bob e tecer: Um bob e tecer o prepara para atacar seu oponente e envolve agachar-se e pisar para a esquerda ou para a direita antes de se levantar. Mantenha os braços para cima para proteger o rosto e as costelas de um soco.

Na sua posição de boxe, trabalhe em movimentos defensivos básicos, para que quando você estiver no ringue, possa evitar ser atingido. Ao executar os diferentes movimentos de defesa, mantenha-se sempre de olho no oponente, apesar de alguns movimentos de defesa envolverem a cobertura do corpo e do rosto.

Leia também: Exercícios para o bumbum que podem ser feitos em casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo