Dicas para se manter ativo entre o Natal e o Ano Novo

O período entre o Natal e o Ano Novo é, para muitos, sinônimo de descanso, férias e viagem. O que pode significar também sedentarismo e falta de atividade física. Mas, para quem quer se manter ativo durante a temporada, saiba que não é preciso visitar a academia ou seguir um treino específico.

O gasto de energia associado à atividade física espontânea e sem exercício é chamada termogênese sem atividade de exercício. Portanto, são as calorias que queimamos ao falar ao telefone, lavar a louça ou digitar. De acordo com uma pesquisa do Hospital Universitário de Dresden, na Alemanha, o número de calorias queimadas com essas atividades pode variar de 15% a 50% ou mais do seu gasto diário de energia, mesmo que você não se exercite no momento.

Assim, acelerar o metabolismo pode significar ajustar como você já se move, se levanta e senta durante o dia. Com isso, você pode aproveitar a termogênese sem atividade de exercício para queimar ainda mais calorias.

Aqui estão algumas opções rápidas que podem acelerar metabolismo com os movimentos diários no período entre o Natal e o Ano Novo – mesmo para quem está de férias ou viajando.

Leia também: Promessas de ano novo que você pode cumprir

Dicas de como se manter em movimento entre o Natal e o Ano Novo

  • Em vez de trazer várias sacolas de compras do carro em uma viagem só, traga uma de cada vez;
  • Escolha o ponto de estacionamento mais distante possível de onde você precisa visitar;
  • Sempre que estiver falando, ande. Isso pode significar andar para frente e para trás quando está no telefone ou convidar alguém para passear se quiser falar com você;
  • Quando estiver sno cinema, em um jogo, em qualquer tipo de evento, ou mesmo quando viajando de avião, sempre escolha o assento mais próximo ao corredor para que você possa se levantar e se espreguiçar sem incomodar;
  • Quando estiver sentado, levante um pé ligeiramente do chão e segure-o por alguns segundos, depois mude para o outro pé, continuando alternando para frente e para trás.
  • Sempre fique de pé ao ler seus e-mails – depois sente-se para respondê-los. 

Leia também: O treino certo para quem passa o dia inteiro sentado

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.