Astaxantina: Benefícios do antioxidante do salmão

A astaxantina é um dos mais poderosos antioxidantes naturais, cheia de benefícios para a saúde. Seu nome é mesmo complicado (a pronúncia é “astazantina”), mas suas propriedades são fáceis de ser entendidas.

Trata-se de um antioxidante, mais conhecido por ser o responsável pela coloração do salmão, do camarão e da lagosta. Entretanto, o que podemos aproveitar dela são seus benefícios para a saúde, especialmente para a pele, visto que ele é um carotenoide

Essencialmente, os carotenoides são aquelas substâncias também presentes na cenoura e que beneficiam não apenas a pele, garantindo-a uma aparência jovial, mas também a saúde dos olhos. 

Benefícios da astaxantina

Jovialidade da pele garantida

Por ser um antioxidante poderoso, acredita-se que sua eficácia no combate aos radicais livres seja grande. Resumidamente, radicais livres são moléculas instáveis responsáveis pelo envelhecimento da pele, que pode ocorrer de forma precoce. Nesse caso, o antioxidante em questão pode retardar esse processo e ajudar a manter a pele com um aspecto jovial e saudável. Sendo assim, ajuda na prevenção do aparecimento de rugas e demais marcas da idade.

Protege a saúde do coração e do cérebro

Apresenta benefícios também para o coração e o cérebro. Dessa forma, esse antioxidante atua como anti-inflamatório e analgésico 100% natural. Portanto, protege ambos de doenças que poderiam impacta-los. Além disso, ajuda no controle da pressão arterial e do nível de colesterol no sangue. 

Leia também: Ômega-3 do salmão ajuda a combater depressão

Aliado dos atletas 

Ainda, o antioxidante pode ser especialmente benéfico para quem pratica atividades físicas, pois ajuda na recuperação muscular e combate a sensação de fadiga, ou seja, cansaço. 

Leia também: Exercício aeróbico ou musculação: O que queima mais calorias?

Como consumir 

  • Salmão e truta;
  • Frutos do mar como camarão e lagosta;
  • Óleo de krill – ômega-3 extraído do crustáceo homônimo. 

Leia mais: Motivos para comer salmão com mais frequência

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo