As melhores frutas para quem tem diabetes

Frutas devem ser consumidas com moderação por diabéticos devido ao seu alto teor de açúcar, por isso, é importante saber quais são as melhores frutas para quem tem diabetes. Afinal, ter frutas como parte da alimentação também é importante porque elas são grandes fontes de nutrientes como vitaminas, antioxidantes e fibras.

As melhores frutas para quem tem diabetes

Cereja

A cereja é uma grande fonte de vitamina C, antioxidantes (antocianinas) e contém um baixo índice glicêmico. Por isso, é uma das melhores frutas para quem tem diabetes, pois ela ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue, além de ajudar a prevenir o envelhecimento precoce e doenças inflamatórias.

Maçã

A maçã também integra a lista das melhores frutas para quem tem diabetes. Além de ser fonte de diversas vitaminas, ela é uma grande fonte de pectina, uma fibra que ajuda a controlar a presença de açúcar na corrente sanguínea, ou seja, ajuda a manter a glicose sob controle.

Leia também: Açúcar de maçã: Conheça o adoçante natural

Mirtilo

O mirtilo é uma fruta rica em antioxidantes. Por isso, é excelente para quem tem diabetes. É também fonte de vitamina C, o que ajuda a fortalecer a imunidade.

Framboesa

As propriedades da framboesa são parecidas com as do mirtilo, ou seja, ela é também rica em antioxidantes, fibras e vitaminas. Além disso, ela está entre as frutas de menor teor de açúcar, com apenas cinco gramas por xícara fresca.

Abacate

O abacate é não apenas uma das frutas mais recomendadas para quem tem diabetes, mas é considerado um alimento que pode beneficiar a saúde de qualquer pessoa que o consuma. Grande fonte de gorduras boas, ele ajuda a controlar a glicose.

Leia mais: Quer diminuir o colesterol? Coma abacate

Morango

O morango é similar ao mirtilo e à framboesa, sendo também rico em antioxidantes – em especial a antocianina, responsável por sua cor. Além disso, é uma grande fonte de vitamina C e de fibras.

Pêssego

O pêssego é excelente para quem tem diabetes, pois possui baixo índice glicêmico e é muito rico em fibras, o que torna mais lenta a absorção de seu açúcar natural.

Leia também: Qual a diferença entre o pêssego e a nectarina?

Ameixa

A ameixa (in natura) também é recomendada, especialmente devido à abundância em fibras. Entretanto, a versão em calda deve ser evitada por conter uma grande quantidade de açúcar adicionado. As frutas secas também devem ser consumidas com moderação pelo mesmo motivo.

Pera

A pera é uma fruta com índice glicêmico é baixo e, por isso, seu consumo não causa picos glicêmicos. Ainda, sua abundância em fibras também contribui para um melhor funcionamento intestinal.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo