Articulações: Saiba como mantê-las saudáveis

Você sabe qual o papel das articulações? Basicamente, elas trabalham o tempo todo para fazer o corpo funcionar. Mas, o sistema articular tende a se desgastar com o tempo. Portanto, mantê-lo saudável é essencial para evitar uma série de problemas na hora de se movimentar, como por exemplo a artrite.

Veja abaixo algumas dicas fáceis para manter suas articulações em boa forma:

Ande mais

Seja uma caminhada descompromissada ou uma corrida mais intensa, o nosso corpo deve se mover para ficar em pleno funcionamento. Assim, o movimento alivia a rigidez articular, reduz a dor, fortalece os músculos e nos ajuda ainda a manter um peso saudável.

Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Minimize o estresse nas articulações

Evite posições ou movimentos que exerçam muita pressão nas articulações. Abrir uma tampa apertada, por exemplo, pode ser difícil se você tiver artrite, tendinite ou outras dores nas mãos. 

Assim, para evitar, coloque a garrafa em um pano, encoste na garrafa com a palma da mão e gire a tampa usando movimento dos ombros. 

Leia também: Desafio da hidratação: Dicas espertas de como beber mais água

Mantenha seu peso ideal

Manter o peso ideal é essencial para a saúde como um todo. Evite carregar excesso de peso corporal, porque isso acrescenta estresse às nossas articulações. Segundo estudos, a perda de peso reduz significativamente a dor, a função e a rigidez do joelho associadas à osteoartrite do joelho. 

Faça exercícios de baixo impacto

Que os exercícios físicos possuem diversos benefícios, você provavelmente já sabe. Contudo, praticar atividades de baixo impacto também pode ser uma ótima opção para o sistema articular. Afinal, eles minimizam o estresse causado durante exercícios de alta intensidade.

Priorize a vitamina D e o cálcio

A vitamina D e o cálcio são nutrientes necessário para manter os ossos saudáveis. Quando o cálcio se encontra baixo, ocorre a diminuição da densidade óssea e o aumento do risco de fraturas. Você pode obter vitamina D através da exposição ao sol, dieta ou suplementação.

Não fume

Fumar aumenta o risco de osteoporose e fraturas ósseas Além disso também aumenta a probabilidade de lesões envolvendo bursite ou tendinite. Dito isso, opte por parar de fumar para melhorar a saúde óssea e a saúde das articulações.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo