Melhores alimentos para proteger as artérias

As artérias são vasos sanguíneos que garantem o transporte do sangue do coração para os diferentes tecidos do corpo, por isso, estão não apenas intimamente ligadas à saúde cardiovascular, mas relacionadas com a saúde de todo o organismo. 

A forma mais eficaz de garantir a saúde desses importantes vasos sanguíneos é através da alimentação. Dessa forma, com uma dieta equilibrada é possível evitar diversas doenças e problemas de saúde. 

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Melhores alimentos para proteger as artérias 

Aveia 

Além de versátil, a aveia é uma das mais ricas fontes de fibras e vitaminas. Por isso, é conhecida por ajudar no controle do colesterol e dificulta o acúmulo de gordura arterial. Portanto, é uma grande aliada da saúde das artérias.

Feijão 

O feijão, em suas diversas variedades (carioca, preto, fradinho, branco, de corda), é outro aliado da saúde cardiovascular e, em especial, ajuda a proteger as artérias. É também uma rica fonte de fibras, além de ser repleto de antioxidantes que dificultam que inflamações prejudiquem a saúde dos vasos sanguíneos. 

Leia mais: Quer melhorar a saúde do coração? Coma feijão

Lentilha 

A lentilha possui propriedades similares às do feijão, por isso também ajuda no combate da pressão arterial alta, entre outros benefícios. Além disso, é fonte de proteína vegetal, fibras, minerais (como ferro) e antioxidantes. 

Leia também: Jiló: Benefícios do alimento rico em ferro e vitaminas

Salmão 

O ômega-3 é um ácido graxo (gordura boa) muito importante para a saúde do coração e especialmente das artérias. Dessa forma, o salmão é um alimento que possui grande quantidade desse nutriente e, por isso, é uma boa adição para a dieta. Além disso, o peixe de água fria também é abundante em antioxidantes, como a astaxantina.

Não só, outros peixes como a sardinha e o atum também são boas fontes de gorduras boas para o coração e artérias.

Leia também: Ômega-3 do salmão ajuda a combater depressão

Abacate

Adicionar o abacate na dieta pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares como o colesterol mau (LDL), afinal a fruta é uma excelente fonte de bom colesterol, o HDL. 

Leia mais: Pode comer abacate sem culpa?

Pistache 

O pistache faz parte do grupo das oleaginosas que são ricas em ricas em ômega-3. Além disso, é repleto de esteróis vegetais excelentes para a saúde do corpo.

Leia também: Ômega-3 e ômega-6: Saiba mais sobre as gorduras do bem

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo