Arroz vermelho: Conheça os benefícios do alimento

Já conhece o arroz vermelho? Essa variedade do grão, diferentemente do arroz selvagem, é realmente um tipo de arroz integral. Original da China, é rico em nutrientes, especialmente fibra e ferro. Além disso, é encontrado na sua forma integral, ou seja, não passa por longos processos industriais. 

Propriedades do arroz vermelho

Além de ser um excelente substituto para o arroz branco, o grão vermelho era conhecido na China Antiga como capaz de “tornar soldados mais fortes, mais rápidos e mais resistentes”. Rico em monacolina, pode ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e demais condições. 

Benefícios do arroz vermelho

Controle do colesterol 

Além de ser rico em monacolina, o arroz chinês é abundante em fibras, que ajudam no controle do colesterol mau (LDL) no sangue. Sendo assim, atua na prevenção de doenças que acometem o coração. 

Leia mais: Dieta rica em fibras pode prevenir doenças do coração e diabetes

Ajuda no emagrecimento

Ainda, ajuda a garantir a sensação de saciedade e promove que ela seja mais duradoura. Assim, garante que sintamos menos fome e, portanto, potencializa o emagrecimento. Não só, facilita o funcionamento intestinal, evitando a constipação e o inchaço abdominal. 

Combate a anemia

Fonte excelente de ferro, é forte combatente da anemia, bem como previne essa condição, que consiste na baixa quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, o que provoca sintomas como fadiga, fraqueza, desmaios e mais. 

Leia também: Hábitos alimentares que fazem você se sentir mais cansada

Como consumir o arroz vermelho

Basicamente, esse arroz pode substituir qualquer outra variedade do grão em diversas receitas. Por exemplo, em risotos, sopas, caldos, saladas e mais. 

Leia mais: 5 receitas leves e quentinhas para dias frios

Cuidados no consumo

A princípio, não há contraindicações em relação ao consumo desse arroz.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo