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Arroz saudável: Qual tipo escolher?

Em um mundo que vive de dieta, mas se recusa a reeducar a alimentação efetivamente, é muito comum sentir receio de consumir certos alimentos. Uma comida que adquiriu o estigma de “proibida”, foi o arroz.

Porém, ao contrário do que muitos pensam, ele não é tão diferentes dos demais tipos do grão – tidos como “mais saudáveis”.

Afinal, o que escolher quando o assunto é arroz saudável? Conheça mais dos tipos de arroz, seus benefícios e propriedades. Então, escolha o que mais combina com seu objetivo e estilo de vida.

Arroz saudável: integral x branco

Muitos acreditam que o único arroz saudável é o integral. Ainda que ele seja mais nutritivo que o branco, não há motivo para proibir o consumo da segunda variedade. 

O arroz integral contém todas as três partes que compõem o grão. Por esse motivo ele é denominado um grão “integral”. Essas partes do grão são: o farelo, o endosperma e o embrião. 

Em contrapartida, o branco não as possui. Sendo assim, ele passou por um processo químico que o farelo, bem como o embrião. Portanto, esse grão perdeu a maior parte de suas proteínas, fibras, vitaminas e minerais. 

Entretanto, não é por esse motivo que ele deve se tornar um “alimento proibido”. A recomendação é: priorizar o consumo do arroz integral em detrimento do arroz branco, se possível. 

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Outras variedades de arroz

O arroz branco e o arroz integral não são suas únicas opções. Surpreendentemente, há outras opções – ainda mais nutritivas. 

Arroz negro

Esse tipo não é tão amplamente utilizado na culinária nacional. Entretanto, é muito benéfico à saúde.

  • Rico em vitaminas (vitaminas A, B1, B2, B6 e B12);
  • Abundante em minerais (magnésio, ferro e zinco);
  • Fonte de fibras (30% a mais que o arroz branco);
  • Proteico (20% a mais que o arroz branco);
  • Menos calórico e menos gorduroso.

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Arroz vermelho

Em princípio, é ainda menos conhecido, mas se destaca como um arroz saudável por diminuir o apetite e o nível de colesterol no sangue.

  • Rico em fibras – melhor funcionamento do intestino;
  • Prevenção da anemia – rico em ferro;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Promove sensação de saciedade.

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Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo