Afinal, arroz branco é saudável?

Em um mundo que vive de dieta (emagreça com o Tecnonutri) , mas se recusa a reeducar a alimentação efetivamente, é muito comum sentir receio de consumir certos alimentos. Uma comida que adquiriu o estigma de “proibida” foi o arroz branco. Mas, ele é saudável ou não?

O arroz de cor branca é a forma altamente processada do arroz, grão ancestral que faz parte da alimentação ao redor do mundo. Além de barato e fácil de preparar, ele tem um sabor suave, ideal para acompanhar diversos pratos.

Porém, devido ao processamento pelo qual o grão passa, grande parte de suas propriedades e nutrientes é perdida. Por isso, em comparação a outras opções de arroz disponíveis, ele é tido como pouco nutritivo.

arroz-branco-tipo-1

Arroz branco é saudável?

Comparativamente com o arroz integral, o branco possui menos fibras e vitaminas. Apesar de opções como o arroz integral ainda serem mais nutritivas, isso não significa que o branco seja de todo ruim. A recomendação é: comer com moderação e priorizar o consumo do arroz integral em detrimento do arroz branco, se possível. 

Contudo, pode não ser o alimento mais apropriado para cumprir as necessidades nutricionais. Por exemplo, quem está tentando comer menos carboidratos ou calorias pode querer uma alternativa mais leve, como a couve-flor picada.

Além disso, trocar o arroz por ​​alternativas mais saudáveis, como grãos integrais, pode adicionar variedade ao cardápio do dia a dia. 

Outras variedades de arroz

O arroz branco e o arroz integral não são suas únicas opções. Surpreendentemente, há outras opções – ainda mais nutritivas. 

Arroz negro

Esse tipo não é tão amplamente utilizado na culinária nacional. Entretanto, é muito benéfico à saúde.

  • Rico em vitaminas (vitaminas A, B1, B2, B6 e B12);
  • Abundante em minerais (magnésio, ferro e zinco);
  • Fonte de fibras (30% a mais que o arroz branco);
  • Proteico (20% a mais que o arroz branco);
  • Menos calórico e menos gorduroso.

Leia também: 4 maneiras de consumir proteína sem precisar comer carne

Arroz vermelho

Em princípio, é ainda menos conhecido, mas se destaca como um arroz saudável por diminuir o apetite e o nível de colesterol no sangue.

  • Rico em fibras – melhor funcionamento do intestino;
  • Prevenção da anemia – rico em ferro;
  • Ajuda no emagrecimento;
  • Promove sensação de saciedade.

Leia também: Arroz selvagem: O que é e benefícios

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo