Aquafaba: O que é, benefícios e como fazer

A aquafaba é o líquido do cozimento de leguminosas, como o grão-de-bico, e que geralmente é usada em receitas veganas para substituir o ovo.

Além de versátil, a água das leguminosas é muito nutritiva, pois ali estão os nutrientes perdidos no cozimento. Por isso, a aquafaba rende um valor nutricional extra para as receitas em que é utilizada. 

A aquafaba pode ser derivada de qualquer variedade de leguminosas, como feijão, ervilha, lentilha . Por isso, suas propriedades diferem conforme a leguminosa, mas são sempre altamente nutritivas.

Leia mais: Ingredientes essenciais para uma dieta vegana

Benefícios da aquafaba 

Ajuda no emagrecimento

Por ser usada para substituir o ovo em receitas, especialmente receitas de doces e sobremesas, a aquafaba faz com que essas delícias tornem-se menos calóricas. Basicamente, um ovo cru contém cerca de 80 calorias. Em contrapartida, uma colher de sopa de aquafaba (15 ml) contém 5 calorias. Portanto, adicionar a água do cozimentos da leguminosas à dieta pode ser de grande ajuda para quem deseja perder peso.

Ossos e músculos fortes e saudáveis

A água da lentilha e a água do grão-de-bico, por exemplo, não são nutricionalmente idênticas. Entretanto, ambas contêm grande quantidade de bons nutrientes. Em especial, são ricas em proteínas e cálcio.

Leia também: Dieta vegana não prejudica resistência física, diz estudo

Como fazer a aquafaba

Primeiramente, cozinhe a leguminosa de preferência e reserve aproximadamente 3/4 de xícara da água do cozimento. Em seguida, bata o líquido utilizando uma batedeira ou batedor elétrico até a mistura ganhar volume. Quando ela ganhar uma aparência espumante, está pronta para ser utilizada na receita de sua escolha a fim de substituir os ovos. 

Receitas com aquafaba 

  • Suspiro;
  • Macarons;
  • Brownie e bolos;
  • Mousse;
  • Sorvete.

Leia também: Manteigas veganas são saudáveis?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo