Como aprender a gostar de malhar de vez

Há quem ame treinar e, faça chuva ou faça sol, os exercícios fazem parte da rotina. Mas, para algumas pessoas, malhar é uma tormenta, e praticar atividades físicas todos os dias é uma façanha inimaginável. Se você é do time que não consegue gostar de malhar, saiba que é possível reverter o quadro. Assim, modificar o dia a dia e encarar a atividade física como um benefício imediato e duradouro são alguns dos segredos para pegar gosto. 

Claro que gostar de malhar não é um amor que floresce da noite para o dia. Contudo, são necessárias pequenas mudanças na rotina e mentalidade para desenvolver um relacionamento positivo com o exercício, em vez de vê-lo como um mal ou castigo. Confira dicas simples que podem ajudar você a gostar de malhar:

Frequente aulas e modalidades diferentes

Existem muitos tipos de aulas e treinos diferentes. Com certeza algum deles vai combinar com você e seu estilo de vida. Da caminhada ao Crossfit, conhecer diversas práticas antes de descobrir qual a preferida vai ajudar quem ainda não se “encontrou” no mundo fitness. Exercitar-se de maneira diferente a cada dia ou semana também impede de o treino cair no marasmo. 

Leia também: Qual tipo de gordura do corpo é mais fácil de perder?

Não pense só nos número

Todo mundo gosta de observar o painel da esteira, o relógio ou aplicativo para saber quantas calorias gastou. Porém, praticar exercícios físicos é muito mais que isso.  A obsessão por queimar calorias não é apenas improdutiva, mas também possivelmente prejudicial. Com o tempo, é fácil se sentir preso aos resultados e, consequentemente, entediado. Experimente outras atividades sem painel, como corrida ou levantar peso, e a sua motivação será os resultados no próprio corpo. 

Malhe pela manhã

Enquanto se arrastar para fazer exercícios após um longo dia de trabalho parece uma obrigação, o suor da manhã é uma conquista. Claro que o melhor horário para realizar uma atividade física é aquele que se encaixa com mais facilidade na sua agenda e rotina. Mas, os benefícios de começar o dia praticando exercícios são indiscutíveis e inúmeros. Chegar na academia logo cedo tira essa atividade do seu caminho no resto do dia. Afinal, você já cumpriu a meta e não terá que pensar mais no assunto. Não importa se chover, aparecer outro compromisso ou se bater aquela preguiça depois do trabalho: o seu dever já estará cumprido, e você não vai precisar escolher entre o exercício e o happy hour ou o jantar com os amigos. 

Leia também: 3 exercícios físicos para perder peso

Invista em roupas de ginástica

Academia não é desfile de moda, mas escolher a roupa fitness com atenção e carinho em vez de pegar a primeira camiseta desbotada e legging velha que aparecer ajuda. Quando você se preocupa com o que vestir para malhar, a atividade física passa de uma tarefa que é simplesmente um meio para uma oportunidade de ter bem-estar, saúde e diversão. Se você se arruma para ir trabalhar ou para um almoço com os amigos, por que não faz o mesmo esforço para se exercitar?

Conecte-se com a “comunidade”

Conversar com pessoas que malham, seguir o perfil das blogueiras fitness no Instagram e até acompanhar a página da sua academia no Facebook ajudam na motivação de cada dia. Quem se sente parte de um todo tem mais ânimo para seguir uma jornada de exercícios. 

Também, se você é um lobo solitário na academia, pode querer mudar as coisas. Um estudo recente da Faculdade de Medicina Osteopática da Universidade New England, nos Estados Unidos, analisou que é melhor malhar acompanhado do que sozinho. 

A pesquisa descobriu que pessoas que faziam exercícios em grupo relatavam menos estresse e maior qualidade de vida do que aquelas que se exercitam sem companhia. 

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer (emagreça com o Tecnonutri) com a Low Carb. Clique para saber mais

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.