Anorexia emocional: Conheça o medo de estabelecer vínculos

Bem-estar Equilíbrio
04 de Setembro, 2023
Lívia Barbosa Alves de Souza
Revisado por
Psicóloga • CRP 01/22261
Anorexia emocional: Conheça o medo de estabelecer vínculos

A anorexia emocional, também chamada de anorexia nervosa, é um distúrbio de imagem corporal. Além de não comer, a pessoa que tem anorexia pode acabar exagerando nos exercícios físicos e no uso de medicamentos laxantes e diuréticos, sempre com a intenção de perder peso. Mas você já ouviu falar da anorexia emocional?

Embora não seja classificada como um transtorno pelos psiquiatras, a anorexia emocional é um problema muito comum. Trata-se da dificuldade de estabelecer vínculos afetivos e se envolver com outras pessoas. 

Na anorexia emocional, existe um bloqueio em que o indivíduo não consegue expressar sentimentos, pois tem medo da rejeição. Desse modo, pessoas com essa condição podem até se envolver emocionalmente com alguém, mas o nível de profundidade e intimidade se mantém estagnado e por pouco tempo. 

No geral, a compulsão sexual pode ser um sintoma da anorexia emocional. Isso porque o sexo pode ser uma maneira de aliviar a angústia e a ansiedade, além de trazer uma falsa satisfação momentânea.

Leia também: Alexitimia: A incapacidade de identificar emoções e sentimentos

Causas

As causas envolvem diversos fatores. A anorexia emocional pode ocorrer, por exemplo, quando uma pessoa passa por frustrações e traumas em relacionamentos anteriores, o que a faz desistir de se relacionar com outras. 

Leia também: Dormência emocional: O que é, quais as causas e como tratar

No entanto, não existem estudos científicos sobre o assunto que comprovem algo. Para os especialistas, essa condição está relacionada a traumas, que também podem ocorrer na infância.

terapia-online-zenklub
Cuide da sua saúde mental com o Zenklub Plataforma conecta o usuário a profissionais da área e oferece uma série de conteúdos exclusivos. Veja as vantagens!

Tratamento

Geralmente, o tratamento da anorexia emocional costuma envolve psicoterapia. Uma das possibilidades de tratamento é participar de grupos de autoajuda, que podem servir como apoio. Mas, é importante ressaltar que os grupos não substituem o tratamento com profissionais da área.

Anorexia emocional X anorexia nervosa: diferenças

Por fim, vale ressaltar que, embora popular, o termo “anorexia emocional” não é reconhecido em nenhum manual diagnóstico, diferente de anorexia nervosa, que é um transtorno com evidências robustas de que existe e tem tratamento.

Além disso, não há validação científica para a anorexia emocional, por isso pode ter características de diversas condições simultaneamente. Para saber mais sobre si e identificar características, é fundamental procurar psicoterapia para avaliar o problema e propor um tratamento.

Leia também: Desapego emocional: O que é e como lidar

Sobre o autor

Julia Moraes
Jornalista e repórter da Vitat. Especialista em fitness, saúde mental e emocional.

Leia também:

scoop com suplemento hipercalórico dentro, que é um pó branco
Alimentação Bem-estar

Hipercalórico: o que é, para que serve e como tomar

O suplemento hipercalórico aumenta a quantidade de calorias consumidas no dia de forma prática – processo importante para quem quer ganhar massa muscular

simulador de escada
Bem-estar Movimento

Simulador de escada: veja como fazer, benefícios e dicas

O simulador de escada é uma ótima forma de fortalecer os músculos das pernas e glúteos e, de quebra, queimar calorias. 

vitaminas para veganos
Alimentação Bem-estar

Segue uma alimentação vegetariana? Quais vitaminas repor

A nutricionista Eleonora Galvão explica quais vitaminas para veganos e vegetarianos devem ser incluídas na rotina alimentar