Como ter mais ânimo para treinar em casa

As academias estão se mantendo fechadas por conta da quarentena e, sem previsão para voltar. Por isso, está sendo adotado por muitos a rotina de se exercitar de portas fechadas. No entanto, algumas pessoas estão sem motivação, e não encontram ânimo para treinar em casa.

São muitas emoções de uma vez só: preocupação, medo, ansiedade e incerteza com tudo o que está acontecendo. Assim, a ideia de se movimentar acaba sendo esquecida, indo para o fim da lista de tarefas. 

Mas é importante lembrar que em momentos como esse, não devemos esquecer de praticar atividade física. Além de ser benéfico para a saúde mental e física, também é uma distração. Portanto, veja algumas dicas que podem lhe ajudar a ter mais ânimo para treinar em casa. 

Como ter ânimo para treinar em casa

Acorde cedo

Por estarmos em isolamento social, não precisamos mais perder horas no trânsito a caminho do trabalho. Mas, em vez de passar mais horas na cama, estabeleça um horário para acordar antes de começar a rotina, para que assim você consiga ter tempo para treinar. Exercitar-se logo pela manhã o ajudará a ter mais disposição para o resto do dia.

Não tenha um plano de treino tão rígido

Ter ânimo pata treinar em casa não significa que você deve seguir um plano rígido de exercícios. Tenha a liberdade de tirar mais dias de descanso, faça de três a cinco exercícios por semana. 

Planeje na noite anterior

Uma das coisas mais importantes é programar os exercícios. Faça anotações sobre qual treino deseja fazer no dia seguinte. Pegue seus equipamentos necessários, separe a roupa e certifique-se de ter uma garrafa cheia de água para se manter hidratado. Dessa forma, tudo que você precisará fazer ao acordar de manhã é se vestir e se movimentar.

Leia também: Sem halteres? Tente essas alternativas na hora de treinar em casa

Use um aplicativo de treino

Recursos online como aplicativos de treinos também pode ajudar, especialmente para que guie seus treinos e passe todas as coordenadas para a execução dos movimentos. O aplicativo Workout, por exemplo, funciona como um aliado para quem deseja se exercitar em casa. Yogapilates, alongamentos, HIIT e treino funcional são algumas das modalidades que estão disponíveis no app, do nível iniciante ao avançado.

Ainda, o aplicativo tem como diferencial os vídeos, em que educadores físicos explicam a forma correta de fazer os exercícios e que ajudam a trabalhar diversas partes do corpo. Você encontrará de tudo, desde movimentos com peso corporal até treinos projetados para mulheres grávidas.

Seja positivo

A saúde mental da maioria das pessoas está comprometida pela quarentena. É comum desencadear algo negativo e com isso vir o choro. Mas, é importante ter pensamentos positivos em tempos como este.

Mesmo que você não consiga treinar por um dia, por ter seu dia interrompido pelos filhos que necessitam de atenção ou simplesmente por estar cansado, não veja problemas nisso.

Dito isso, pense que tudo isso é apenas temporário e agradeça por mais um dia. Enquanto isso não acontece, encontre maneiras de fazer seus exercícios favoritos em casa. 

Leia também: Crossfit: Exercícios que você pode fazer sem sair de casa

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo