Como ter mais ânimo para malhar

Não é todo que a levantamos da cama com ânimo para malhar. Cinco minutinhos a mais de sono. Um dia muito cansativo. Chuva ou frio lá fora. 

A gente costuma encontrar boas desculpas quando bate aquela preguiça de levantar e praticar exercícios físicos. 

Sair da inércia e dar início à uma rotina de treinos pode ser difícil. E o desafio continua até você fazer dos exercícios um hábito. 

Há muitas razões que explicam porque é tão complicado manter a motivação e ânimo para malhar. 

“Questões como o horário que se tem disponível, o tipo de atividade, se faz isso sozinho ou em grupo e recursos financeiros são os fatores que mais influenciam essa sensação”, afirma Sérgio Henrique de Souza Alves, professor do curso de psicologia do Centro Universitário IESB. 

O dia a dia estressante pode diminuir sua vontade de sair para se exercitar, porque te deixa cansado e atrapalha a concentração. 

Problemas emocionais, como ansiedade e depressão, também afetam a disposição. “E até características de personalidade podem interferir, pois existem pessoas que têm maior dificuldade de ter disciplina, o que se reflete em várias situações, inclusive na academia.” 

Como os exercícios físicos são essenciais, é importante pensar planos de ação e ter armas para reforçar o ânimo para malhar. Veja abaixo algumas ideias. 

Leia também: Como emagrecer o rosto

Escolha o melhor horário 

“Se você treina às 6h, mas detesta acordar cedo, vai ser mais difícil se sentir motivado. Além disso, quando a rotina apertar, a primeira coisa que deixará de fazer é a atividade física”, alerta Sérgio. 

Por isso, se possível, encaixe o exercício no horário que funciona melhor tanto dentro do seu cotidiano, quanto para o seu metabolismo. 

Seja paciente

Se você está saindo do sedentarismo agora ou voltando aos exercícios depois de um tempo parado, lembre-se de que o seu corpo irá reclamar nos primeiros dias. “O processo de adaptação é dolorido. Como essa parte ruim vem primeiro, antes dos efeitos positivos, como perda de peso e ganho muscular, muitas pessoas perdem a vontade de malhar em pouco tempo.” 

Isso é normal, segundo o psicólogo, porque o cérebro humano funciona sob a lei do retorno imediato. A dica é manter a calma e persistir: os resultados vão chegar.

Prepare-se para se exercitar

Para dar um gás na motivação, vale se preparar. Isso significa planejar sua rotina, ter a roupa adequada ao esporte que escolher e até comprar equipamentos se for necessário. 

“Somente o ânimo não muda o seu comportamento. Você pode estar disposto, mas, mesmo assim, se não estiver preparado, se não contar com um cenário favorável e organizar a própria rotina, vai acabar deixando a atividade física de lado.” 

Tenha uma rotina

Para fazer da atividade física um hábito e, assim, ter mais ânimo, é preciso aumentar a frequência dos treinos. Quanto mais vezes por semana você se exercitar, mais rápido seu corpo irá se adaptar. 

Você também sentirá os benefícios em menos tempo, gerando mais vontade de fazer os exercícios.

Encontre a atividade ideal

Musculação, corrida, luta, dança: não importa o exercício, desde que tenha a ver com você e seu estilo de vida. “A atividade precisa ser prazerosa para você. Dessa forma, será muito mais fácil fazê-la”, afirma Sérgio. 

Foque na alimentação

Ainda que seu objetivo não seja a perda de peso, é importante investir em uma dieta equilibrada e saudável. Isso vai se refletir na sua energia para malhar. Além disso, alguns alimentos especiais podem dar um up na sua motivação: inclua açaí, ovos, bananas, oleaginosas e água de coco no seu dia a dia e ganhe mais pique para as suas atividades.

Estabeleça metas 

Traçar objetivos de curto, médio e longo prazo é essencial para ter mais disposição. Mas, atenção: seja realista. 

Não tenha objetivos muito difíceis de serem alcançados ou o efeito será justamente contrário e você se sentirá desmotivado, desistindo no meio do caminho. Registre sua evolução e busque novos objetivos sempre que conquistar uma vitória. 

caixa de chá tecnonutri

Tecnonutri com Chá Funcional!

Quer emagrecer? Não perca mais tempo! Jejum Intermitente + Low Carb + Chá Funcional!

 
 

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.