Ter animal de estimação protege saúde mental no isolamento

Os pets trazem uma alegria enorme para seus donos. Muito além de serem fofos, um estudo apontou que dividir a casa com um animal de estimação durante o isolamento social pode trazer benefícios para a saúde mental e emocional. 

De acordo com a University of York, na Inglaterra, os bichinhos funcionam como uma barreira contra o estresse psicológico durante o confinamento. Assim, as pessoas analisadas relataram que seus animais de estimação eram uma fonte de apoio considerável durante a pandemia. 

Animal de estimação x bem-estar

Cerca de 90% dos 6 mil participantes tinham pelo menos um animal de estimação. A força do vínculo humano-animal não diferiu significativamente entre as espécies. Os animais de estimação mais comuns foram cães e gatos, seguidos por pequenos mamíferos e peixes.

Mais de 90% dos entrevistados disseram que seu animal de estimação os ajudou a lidar emocionalmente com o Covid-19. E 96% relataram que o pet ajudou a mantê-los em forma e ativos.

A autora principal da análise, Dra. Elena Ratschen, do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade de York, disse: “Os resultados deste estudo também demonstraram ligações potenciais entre a saúde mental das pessoas e os laços emocionais que elas formam com seus animais. Assim, medidas da força do vínculo humano-animal foram maiores entre quem relatou pontuações mais baixas para resultados relacionados à saúde mental no início do estudo.

Para a especialista, este trabalho é particularmente importante no momento atual, pois indica como ter um animal de estimação pode amortecer parte do estresse psicológico associado com o coronavírus. Além disso, a pesquisa também mostrou que a interação mais popular com animais que não eram de estimação era a observação de pássaros. Quase 55% dos entrevistados relataram observar e alimentar pássaros em seu jardim, quintal ou varanda. 

Leia mais em: Como animais de estimação melhoram a saúde do corpo e mente

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.