Anemia: Alimentos que ajudam a combater

Em princípio, a anemia trata-se da redução da quantidade de glóbulos vermelhos e sangue e, felizmente, há alimentos que combatem isso e seus efeitos. A anemia é um problema mais comum do que imaginamos e também mais grave do que muitos pensam, por isso, deve ser tratado por meio da alimentação. 

Possíveis causas da anemia

Basicamente, essa condição pode ser ocasionada por alguns fatores, entre eles a falta do sangue propriamente ou de nutrientes que deveriam compor o mesmo, como o ferro. Uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) pobre em nutrientes pode ser, portanto, um dos culpados pela anemia. Dessa forma, é possível que o sangue torne-se pobre em hemoglobina, popularmente chamada de glóbulos vermelhos. Essencialmente, isso é maléfico para a saúde. 

Leia mais: A falta de um nutriente pode ser o motivo do seu cansaço

Melhores alimentos para a anemia 

Carnes vermelhas 

Algumas das melhores fontes de ferro são as carnes vermelhas, ainda serem ricas em vitamina B12 e proteínas. O consumo recomendado dessas é, para que não haja exagero, é de 2 ou 3 vezes na semana. É importante reiterar também que o excesso de carne vermelha na dieta pode ser maléfico. 

Outras opções de carnes não-vermelhas são: 

Lentilha e feijão

A lentilha, assim como os diversos tipos de feijão, é uma das melhores fontes vegetais de proteínas. Não só, é excelente combatente da anemia, visto que também é rica em ferro, tal qual o feijão. Dentre os tipos de feijão, recomenda-se o feijão preto, dada sua riqueza de boas propriedades.

Além disso, há outros grãos similares que são recomendáveis: 

Beterraba 

Famosa por sua cor, a beterraba também merece atenção ao prevenir e combater a anemia. Assim, adicionar a beterraba em sua dieta pode ser o que falta para dar fim a esse problema. 

Não só, demais vegetais escuros são essenciais para uma dieta realmente rica em ferro, sendo o espinafre e o brócolis excelentes opções.

Pão integral

Uma excelente fonte de diversos nutrientes, entre eles a proteína e o ferro, o pão integral deve ser cuidadosamente escolhido na hora da compra, visto que pode conter sódio em excesso. Apesar disso, é um ótimo combatente da anemia, além de ser uma melhor opção em comparação ao pão branco. 

Couve

couve é rica em ferro e clorofila e, por isso, é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo. 

Castanha de caju

Oleaginosas de todos os tipos são fontes de proteína conhecidas para os vegetarianos, mas a castanha de caju tem o benefício adicional de ser repleta de ferro. Uma porção de ¼ xícara contém cerca de 2 gramas de ferro. Além de ser comida pura, pode ser moída e, então, salpicada em saladas, carnes e sucos. 

Leia também: Os tipos de pães mais saudáveis

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo