Andar depois de comer: Faz bem ou mito?

Provavelmente você já ouviu o quanto é benéfico andar depois de comer. Mas será que isso realmente é verdade? A caminhada por si só traz diversos benefícios para a saúde, assim como outras atividades físicas. Mas, fazer isso depois de comer acelera o metabolismo, ajuda na digestão e diminui os níveis de estresse após a refeição. 

O recomendado é que as caminhadas após as refeições sejam feitas por 10 minutos e que se aumente a duração conforme o seu limite. Isso porque poucos minutos já permitem que você obtenha os benefícios potenciais e evite desvantagens como a dor de estômago. 

Portanto, inclua a caminhada após comer na sua rotina e conheça os benefícios:

Melhora a digestão

Quando terminamos de comer, nutrientes como proteínas, eletrólitos, água, vitaminas e carboidratos são absorvidos e transportados pelo corpo para onde for necessário. Assim, com a caminhada esse processo pode ser melhorado, pois caminhar desempenha um papel significativo na digestão.

Leia também: Benefícios de caminhar 30 minutos todos os dias

Promove a perda de peso

O exercício físico combinado com uma dieta adequada é a melhor forma de perder peso.
Dessa maneira, para perder alguns quilos, é fundamental ter um déficit calórico, que ocorre quando você queima mais calorias do que ingere. Sendo assim, andar depois de comer pode ajudá-lo a obter o déficit calórico e consequentemente, perder peso.

Regula a pressão sanguínea

A caminhada faz seu corpo bombear mais sangue e melhora o fluxo sanguíneo, o que é essencial para o funcionamento dos músculos. Dito isso, uma melhor circulação devido ao movimento resultará em um sistema vascular mais saudável para trabalhar com mais eficiência.

Diminui a dor muscular

Depois de um treino intenso com dores nos músculos pode ser difícil você sentir vontade de se exercitar novamente. Contudo, segundo especialistas, caminhar após a refeição ajuda na circulação dos nutrientes benéficos para as células, promove a recuperação e reduz a dor muscular. 

Reduz o estresse

No geral, o exercício faz com que seu corpo libere endorfinas (hormônio que reduz o estresse. Então, andar depois de comer pode ser uma ótima opção para melhorar o seu humor, foco e concentração. Ademais, caminhar também contribui para a produção de serotonina, um hormônio do bem-estar que promove um sono de qualidade, ajuda a regular o apetite e melhora o aprendizado e memória.

Reduz o risco de doença cardíaca

A prática dos exercícios físicos regular podem ajudar a diminuir a pressão arterial e o colesterol. Também reduz o risco de derrame e infarto. De acordo com um estudo, pequenos exercícios ao longo do dia podem ser melhores do que um exercício contínuo para reduzir os triglicerídeos no sangue, um fator de risco para doenças cardíacas.

Sobre o autor

Julia Moraes
Julia Moraes
Estagiária de Jornalismo