Amido resistente: O que é e em quais alimentos encontrar

O amido resistente ajuda o intestino a funcionar melhor, atua no controle do peso e de diabetes.

A princípio, os alimentos ricos em amido são as fontes de carboidratos, como os grãos e a batata. No entanto, alguns alimentos são especialmente ricos em amidos resistentes.

Eles ajudam na eliminação de gordura do corpo, controlam o colesterol e dão maior sensação de saciedade. Por isso, esses alimentos podem ajudar no emagrecimento. Não só, eles favorecem a saúde do coração, bem como do intestino.

Além disso, o alimento rico nessa substância libera a glicose de maneira bem gradual. Assim, não há picos de açúcar no sangue.

Benefícios do amido resistente

Ajuda na digestão

O amido resistente é mais facilmente eliminado no bolo fecal, por isso, seu consumo acelera o processo de digestão. Portanto, ele atua no organismo de forma similar às fibras. Além disso, ele também causa maior sensação de saciedade, o que ajuda na perda de peso.

Leia também: Betaglucanas: O que são, para que servem e benefícios

Protege a saúde do coração

Ainda, o amido facilita o controle do colesterol. Dessa forma, ajuda a evitar doenças cardiovasculares, por exemplo, a hipertensão. Além disso, evita o acúmulo de gordura corporal e facilita sua queima.

Leia mais: Como medir o colesterol bom para prever risco de doenças

Controla a glicemia

Além do colesterol, ele também ajuda a controlar a glicemia. Ou seja, esses alimentos ajudam a controlar o nível de açúcar sanguíneo, pois são alimentos de índice glicêmico baixo – o que favorece principalmente pacientes com diabetes.

Leia também: Canela pode controlar o açúcar no sangue para prevenir diabetes

Alimentos fontes de amido resistente

amido resistente
Biomassa de banana verde

Leia mais: Dieta Macro: Como contar os macronutrientes para emagrecer (emagreça com o Tecnonutri)

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo