Amaranto: Benefícios do grão sem glúten

O amaranto é um grão que não possui glúten e é rico em ótimas propriedades. Fonte de fibras e diversas vitaminas, é típico do continente americano. Não só, é rico em sais minerais, como zinco, e pode ser consumido por celíacos e adeptos da dieta (emagreça com o Tecnonutri) sem glúten.

Entre suas muitas propriedades, vale destacar sua abundância em proteínas: a treonina, a isoleucina, a leucina (essencial para o ganho de massa magra), a lisina, a glicina, a serina e outras.

Portanto, o amaranto é uma excelente fonte vegetal de proteínas, importante adição para as dietas vegana e vegetariana

Benefícios do amaranto 

Ajuda no ganho de massa muscular 

Querido por quem frequenta a academia, o grão ajuda no ganho de massa muscular, especialmente devido à abundância de proteínas. Portanto, também auxilia no emagrecimento e na regulação hormonal e metabólica. 

Leia também: É possível ganhar massa magra seguindo uma plant-based?

Fortalece os ossos

Além de fortalecer os músculos, também fortalece os ossos, devido às proteínas e ao cálcio presentes em sua composição. Além disso, o cálcio do amaranto é considerado “biodisponível”, ou seja, seu porcentual de aproveitamento pelo corpo é maior do que o de outros grãos. Ou seja, é mais facilmente absorvido pelo organismo. 

Ajuda no funcionamento do intestino

Fonte de fibras, beneficia o funcionamento do intestino e a saúde da flora intestinal, bem como de todo o corpo. Não só, facilita o emagrecimento e previne a sensação de inchaço

Leia mais: Intestino preguiçoso: Aposte em laxantes naturais

Como consumir amaranto

Amaranto pode ser consumido cru ou cozido. Versátil e nutritivo, pode ser adicionado em diversas receitas:

  • Saladas;
  • Massa de pães, bolos e macarrão;
  • Hambúrguer vegano;
  • Vitaminas e sucos.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo