Alimentos ricos em zinco e as funções do mineral no corpo

O zinco é um mineral de extrema importância para o organismo e que, felizmente, pode ser encontrado em diversos alimentos.

Essencialmente, o zinco possui algumas funções essenciais para a manutenção da vida, como: síntese de proteínas e DNA, divisão celular, bem como ação direta em relação ao sistema imune.

Alimentos ricos em zinco

Chocolate amargo

Além de delicioso, o chocolate amargo com mais de 70% de cacau é uma excelente fonte desse mineral. Também, é muito benéfico para a saúde cardiovascular, intestinal e ajuda a combater sintomas da ansiedade e da depressão, sendo assim, melhora o humor. Em 100 g do chocolate há aproximadamente 10 g d e zinco. Contudo, embora o chocolate escuro seja uma escolha melhor do que o ao leite, ele ainda é rico em calorias e gordura saturada. Por isso, para evitar o ganho de peso, é preciso moderação.

Leia também: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta (emagreça com o Tecnonutri)

Frutos do mar

Fontes em proteínas e vitaminas, os frutos do mar são também ricos em zinco. Em especial, as ostras: – em 100 g do fruto do mar há quase 100 mg do mineral. 

Leia mais: Frutos do mar saudáveis para incluir na

Leite integral

Dentre os tipos de leite disponíveis no mercado, o leite integral é aquele que mais possui zinco. Por isso, costuma ser indicado para pacientes com deficiência do mineral. 

Leia mais: Diferentes tipos de leite e seus benefícios para a saúde

Gema de ovo

A gema é a parte mais interior e amarela do ovo, rica em ômega-3 e outros nutrientes, como o zinco. Por isso, seu consumo é muito recomendado para suplementar esse mineral.

Leia também: Gema de ovo no cabelo. Saiba se funciona

Quanto consumir

Diariamente, estima-se que um adulto deva consumir cerca de 40 mg. Para crianças, a quantidade é menor, cerca de 15 a 20 mg diários.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo