fbpx

Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

Você é do tipo que conhece todos os lançamentos de cores de esmaltes e vive na manicure, mas deixa de lado os cuidados com a saúde das unhas? 

Unhas fortes e bonitas são resultado dos nutrientes que absorvemos dos alimentos ingeridos. Uma alimentação equilibrada e balanceada é o que vai dar as vitaminas e minerais essenciais para deixá-las sempre resistentes e com boa aparência. 

“A unha é composta de cálcio, ferro, cobre manganês e zinco. A carência desses nutrientes as torna fracas e bloqueia seu crescimento”, explica a nutricionista Leticia Manduca, de São Paulo. 

Leia também: Alimentos que combatem o inchaço abdominal

Saiba o que comer para garantir unhas lindas e saudáveis:

Folhas verdes escuras

“Deficiência de ferro deixa as unhas fracas, portanto, vegetais como couve, brócolis e espinafre ajudam a fortalecê-las pela presença de ferro e ácido fólico”, explica a nutricionista. 

Lombo suíno

“A mais magra das carnes suínas é fonte de uma vitamina do complexo B, a biotina”, explica a especialista. O nutriente, presente em abundância nesse alimento, é vital para uma boa circulação e crescimento celular.

Chia e grão de bico

Ambos são indicados por serem repletos de cálcio. Segundo pesquisa do New England Journal of Medicine, quem ingere alimentos ricos nesse mineral com frequência nota suas unhas menos quebradiças e com menos saliências.

Grãos integrais e frutos do mar

Quando elas estão quebradiças ou esbranquiçadas, é um alerta do organismo para carência de zinco. Esse mineral tem papel reconstrutor e protege as unhas. Recorra a ostras, arroz integral ou farelo de aveia para repor esse nutriente.

Salmão, peito de peru, carne de boi e ovo

A ingestão desses alimentos ricos em queratina atua na reestruturação do colágeno, essencial para o fortalecimento e reconstrução das unhas.

Além dos alimentos certo, a suplementação com colágeno também é uma estratégia de tratamento para unhas frágeis. “Para fazer efeito precisa ser o colágeno hidrolisado em pó enriquecido com vitamina C, selênio e zinco”, entrega Letícia. 

Um estudo clínico realizado nos Estados Unidos e publicado no Journal of Cosmetic Dermatology reuniu 25 mulheres com idades entre 18 e 50 anos para serem suplementadas com colágeno todos os dias. O resultado verificado foi impressionante: 90% de melhora nos aspecto das unhas a partir de quatro semanas. 

Leia também: Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

 
 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.