Alimentos que promovem a produção de serotonina

A serotonina é popularmente conhecida como “hormônio da felicidade” e, muitos não sabem, mas há alimentos que promovem sua maior produção no corpo humano. Na verdade, a serotonina é um neurotransmissor sintetizado no organismo.

Trata-se de um neurotransmissor que possui relação direta com o humor e o comportamento humano, ajudando inclusive na regulação do sono. Ela é sintetizada graças ao triptofano, um aminoácido essencial presentes em diversos alimentos, em conjunto com a niacinamida (vitamina B3) e o magnésio.

Alimentos que promovem a produção de serotonina

Ovo

O ovo é um alimento não apenas rico em proteínas e vitaminas importantes, mas também possui grande quantidade de triptofano. Por isso, ajuda a promover a maior produção de serotonina no corpo. Ele é abundante em colina (vitamina B8), biotina, ômega-3 e tirosina, a qual é precursora de alguns neurotransmissores, como a própria serotonina.

Queijo

Além de delicioso, queijo é um alimento que ajuda na regulação e melhora do humor, pois ajuda a promover a síntese de serotonina. Em resumo, contém grande quantidade de triptofano em sua composição. 

Abacaxi

O abacaxi é uma fruta aliada do emagrecimento, além de ser uma excelente fonte de potássio, o que ajuda a combater a fadiga e o cansaço. Além disso, é repleta de bromelina em sua composição, uma mistura enzimática que fortalece a imunidade e combate inflamações no corpo.

Leia também: Maneiras de aumentar naturalmente a serotonina no corpo

Tofu

Produtos feitos a partir da soja são notórios por conter grande quantidade de triptofano. Dessa maneira, o tofu é uma fonte desse aminoácido. Portanto, promove a síntese de serotonina. Além disso, é um grande aliado das dietas vegetariana e vegana e contém grande quantidade de cálcio, sendo assim muito benéfico para a saúde dos ossos.

Leia também: Tofu é saudável?

Salmão

Fonte de ômega-3 e proteínas, o salmão é lotado de triptofano em sua composição. Por isso, ajuda na regulação do humor, além de ajudar no controle do colesterol e da pressão arterial. 

Leia também: Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro

Oleaginosas

As oleaginosas são também excelente fonte de ômega-3. Não só, contêm triptofano, além de serem fonte de fibras, vitaminas e antioxidantes, sendo também muito benéfica para a saúde cardiovascular.

Leia mais: Alimentos que melhoram o humor e a disposição

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo