Melhores alimentos para a saúde dos olhos

Óculos escuros são essenciais para proteger os olhos, mas também é possível apostar em alimentos que são grandes aliados da saúde de suas pupilas, retinas, íris e muito mais.

Alguns nutrientes, como vitamina A, E e ômega 3, são amigos da visão e ajudam a prevenir doenças e problemas como olho seco, glaucoma e degeneração macular. Confira:

Leia também: Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Peixe

O peixe é extremamente rico em ácidos graxos ômega 3 – velhos conhecidos da saúde do seu intestino e do tecido do corpo. Alguns estudos recentes descobriram que o óleo de peixe pode reduzir os sintomas dos olhos secos, o que é muito comum para aqueles que passam muito tempo em frente ao computador.

Carne vermelha

Ela é rica em zinco, e estudos mostraram que quantidades saudáveis ​​desse elemento em nossa dieta (emagreça com o Tecnonutri) estão ligadas à saúde ocular a longo prazo. Além disso, o zinco pode ajudar a retardar a perda de visão relacionada à idade e a degeneração macular.

Oleaginosas

Alimentos como nozes, avelãs, castanhas e amêndoas são também fonte de ácidos graxos ômega 3, além de ter um alto nível de vitamina E, que é conhecida por proteger contra os danos do envelhecimento para os olhos.

Leia também: Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Frutas cítricas

São ricas em vitamina C e, assim como a vitamina E, é um antioxidante que combate a degeneração ocular – e também retarda o envelhecimento no resto do corpo. 

Manga

Os antioxidantes luteína e zeaxantina ajudam os olhos de várias maneiras. Os dois compostos naturais, que protegem a retina e a lente, aumentam o alcance visual, diminuem o desconforto causado pelo reflexo, aumentam o contraste visual e reduzem o tempo necessário para que os olhos se recuperem do estresse causado pelas luzes brilhantes. A dupla também protege os olhos dos raios ultravioleta prejudiciais e combate ou retarda a progressão da catarata e da degeneração macular.

Cenoura e batata-doce

Ambos os superalimentos são ricos em betacaroteno e vitamina A. Tal vitamina desempenha um papel fundamental na saúde da visão e ativa uma proteína-chave chamada rodopsina, que auxilia a retina com a absorção da luz.

Leia também: Quais são os benefícios da cenoura?

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.