Alimentos que fazem bem para a saúde intestinal

A preocupação com a saúde intestinal vem ganhando cada vez mais destaque. Também, já está mais que comprovado que os alimentos têm um papel crucial no bom funcionamento do intestino. 

Assim, colocar na dieta alimentos com boas bactérias ajuda a equilibrar o microbioma intestinal. Esse é o ecossistema do trato digestivo composto por trilhões de bactérias vivas que interagem com praticamente todas as células. 

De acordo com uma pesquisa do periódico especializado British Medical Journal, a diversificação da microbiota intestinal pode desempenhar um papel no controle de peso. Além disso, ela é capaz de ajudar a afastar tipos de diabetes tipo 2, artrite, doença celíaca, doença inflamatória intestinal e muito mais.

Mais recentemente, três estudos independentes publicados no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos descobriram que certas espécies de bactérias intestinais podem melhorar a eficácia dos medicamentos anticâncer.

Porém, embora nenhum alimento isolado possa alterar a saúde intestinal ou até mesmo eliminar o risco de doença, os itens abaixo são indicados para manter o órgão trabalhando de forma vigorosa. 

Iogurte natural 

O iogurte vivo é uma excelente fonte das chamadas bactérias amigáveis, também conhecidas como probióticos. Assim, para maximizar os benefícios do iogurte para a saúde intestinal, vale adicionar frutas frescas (em vez de açucaradas), além de evitar versões sem açúcar ou com gordura total.

Leia também: Probióticos: O que são e como consumir

Missô

Não é preciso esperar a próxima noite de sushi para se deliciar com os poderes de cura do missô. Esse é um item básico na culinária japonesa feito de soja fermentada e cevada ou arroz. Ele contém uma variedade de bactérias e enzimas úteis e é adequado se você estiver evitando laticínios.

Chucrute

É um alimento fermentado naturalmente que possui a bactéria Lactobacillus, que elimina bactérias ruins no intestino e permite que a flora intestinal benéfica floresça. Com isso, ajuda a reduzir os sintomas da síndrome do intestino irritável, como gases, inchaço e indigestão. 

Salmão selvagem

A variedade selvagem significa que o salmão foi pego com uma vara de pescar em seu ambiente natural, ao contrário de cultivado. Dessa forma, o salmão selvagem tem uma fonte abundante de ácidos graxos ômega-3, que é um poderoso anti-inflamatório. Também, é crucial para curar um intestino inflamado e prevenir episódios futuros.

Kimchi

Seja ingerido sozinho ou com parte de um ensopado, o kimchi é um dos alimentos mais potentes em propriedades curativas do intestino. Como é feito a partir de vegetais fermentados, este prato coreano é uma boa opção para quem não consome laticínios, e é uma ótima fonte de fibra alimentar e vitaminas A e C.

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