Melhores alimentos para a saúde dos rins

Ter problema nos rins é, na verdade, bastante comum. Cerca de 10% da população mundial sofre de alguma doença o órgão. Entretanto, há alimentos que podem ajudar no bom funcionamento dele.

Os rins têm tamanho médio – aproximadamente o tamanho de uma mão fechada, em formato de feijão. Eles são absolutamente essenciais à vida: diariamente, filtram o sangue e produzem a urina. 

Alimentos que podem ajudar a manter os rins saudáveis

Couve-flor

A couve-flor é um vegetal nutritivo, fonte de nutrientes – vitamina C, vitamina K e o complexo B. É naturalmente anti-inflamatória e fonte de fibras. Além disso, pode substituir a batata em algumas receitas, por ser uma opção menos calórica e com menos potássio

Mirtilo

Mirtilos (ou blueberry) são pequenas frutas cheias de bons nutrientes e, também, fonte de antioxidantes que protegem não só os rins, mas também o coração. Possuem baixos níveis de sódio, o que é excelente para quem tem cálculos renais.

Clara de ovo

A clara do ovo é ótima para a saúde. Apesar de a gema também ser, ela possui alto nível de fósforo, o que não é ideal para os rins. Além disso, a clara é rica fonte de proteína. 

Leia mais: Dieta alcalina: O que é, como fazer e cardápio

Alho

A recomendação para pessoas com problemas nos rins é que elas consumam pouco sódio, a fim de garantir a saúde dos órgãos. Por isso, o alho é uma excelente alternativa para temperar receitas, como substituto para o sal. Saudável e saboroso.

Azeite

O azeite, o famoso óleo de oliva, é fonte de boa gordura e, não só, possui pouco fósforo. Por isso, é uma excelente opção para quem sofre de algum dano renal. Sendo assim, além de adicionar um delicioso sabor à comida, é muito saudável.

Leia também: Frutas e vegetais diuréticos naturais que ajudam a desinchar

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo