Triptofano: Alimentos ricos no aminoácido e benefícios

O triptofano é um aminoácido que atua na regulação do humor e do controle do estresse, por isso, é importante incluir na dieta (emagreça com o Tecnonutri) alimentos que sejam ricos nesse nutriente. Junto à vitamina B3 (niacina ou niacinamida) e ao magnésio, o triptofano é utilizado pelo cérebro para produzir serotonina, o hormônio da felicidade.

A função e os benefícios do triptofano para o corpo

A princípio, esse é um dos aminoácidos considerados essenciais, ou seja, ele deve ser adquirido através da alimentação, pois não é naturalmente produzido pelo corpo. Ainda, quando ingerido via alimentação, ele pode ser utilizado pelo corpo de duas formas diferentes:

  • O aminoácido pode permanecer na corrente sanguínea
  • Ou pode ser direcionado ao sistema nervoso central (SNC), portanto, onde será metabolizado em serotonina

Melhora a qualidade do sono

São muitos os estudos que comprovam a eficiência da ingestão desse aminoácido no que diz respeito à melhora da qualidade do sono. Basicamente, ao consumir, por exemplo, cereais que o contenham na composição, o sono se torna mais relaxante, calmo e longo.

Leia também: A importância do sono no emagrecimento e regulação hormonal

Alivia sintomas de estresse e ansiedade

Uma vez que esse aminoácido está ligado à produção de serotonina, consumi-lo ajudará a aumentar os níveis do hormônio que alivia sintomas de estresse e ansiedade.

Leia mais: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Menor risco de desenvolver um quadro depressivo

Tal como a ansiedade e os altos níveis de estresse, a depressão é um problema psicológico grave e que deve ser tratado, assim como uma condição física. Em casos assim, o auxílio de profissionais é essencial, por isso, procurar ajuda psicológico é altamente recomendado. Entretanto, há maneiras que a dieta pode ajudar a reduzir o risco de um diagnóstico de depressão, por exemplo, ao consumir alimentos abundantes em triptofano.

Leia também: Como uma dieta saudável pode reduzir a depressão

Pode aliviar a hiperatividade

Na agitada vida moderna que levamos, pode ser difícil relaxar e “desacelerar” com tantas obrigações a serem cumpridas. Além da ansiedade que isso gera, pode gerar também a hiperatividade. Nesse sentido, consumir ingredientes fontes nesse aminoácido pode ajudar a aliviar essa sensação.

Alimentos ricos em triptofano

Leia também: Chocolate faz bem para o coração, diz estudo

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo