Alimentos como vinho e café podem alterar a coloração dos dentes?

Alimentação Bem-estar Saúde
01 de Dezembro, 2022
Alimentos como vinho e café podem alterar a coloração dos dentes?

Notou um sorriso mais amarelado com o passar dos anos? Pois saiba que esse é um processo natural dos dentes que, assim como todas as outras estruturas do nosso corpo, também envelhecem. Contudo, hábitos alimentares contribuem para potencializar as alterações na coloração dos mesmos. Confira, a seguir, quais alimentos mancham os dentes (e o que fazer para evitar):

Por que nossos dentes mancham com o tempo?

O que proporciona cor aos dentes é a chamada dentina. Trata-se de um tecido que fica protegido pela camada de esmalte dental, a mais externa, porém, porosa.

“O esmalte dental possui pequenos poros por onde passam as moléculas de pigmentos escuros dos alimentos. Assim, esses pigmentos acabam entrando na dentina, gerando um amarelamento que só pode ser removido usando técnicas de clareamento”, explica a cirurgiã-dentista Dra Giovanna Freire.

Leia também: Dentes do siso: O que você precisa saber sobre eles?

Alimentos que mancham os dentes

De acordo com a especialista, existem dois tipos de alimentos que causam o escurecimento dos dentes. O primeiro grupo diz respeito aos que possuem pigmentação excessiva, como suco de uva e café.

Já do segundo grupo, fazem parte os itens que são muito ácidos (bebidas alcoólicas e frutas cítricas, por exemplo). “Eles corroem a estrutura mineral dos dentes, causando um desgaste do esmalte”, explica. Desse modo, a dentina fica mais exposta.

Por fim, a Dra Giovanna Freire ainda cita o fato de que muitos desses alimentos são consumidos juntamente com açúcar, o que aumenta o risco de cárie — dano causado por ácidos produzidos por bactérias presentes naturalmente na boca. Confira alguns exemplos:

Café

Devido à forte coloração, o café é um dos alimentos que pode causar manchas nos dentes. Há maior risco de manchas se a bebida é consumida com muita frequência.

Vinho tinto

O vinho tinto, assim como o suco de uva, pode causar manchas nos dentes, principalmente em função de sua cor forte, mas também por conta da acidez, que corrói o esmalte dental.

Shoyu

O shoyu, molho de soja, é muito usado na culinária asiática. Ele é rico em sódio e sua cor é forte, dois fatores que podem prejudicar o esmalte dental. O molho de tomate pode ter esse mesmo efeito.

Curry

O curry é uma especiaria muito famosa. Entretanto, é um dos alimentos que mancham os dentes devido à forte pigmentação.

Frutas vermelhas

As frutas vermelhas, como o morango e a framboesa, são algumas das mais ácidas. Por isso, podem causar manchas nos dentes, especialmente se consumidas frequentemente.

Refrigerantes

Os refrigerantes são repletos de compostos artificiais, como corantes, que podem facilmente manchar os dentes. Ainda, por serem ricos em açúcar, podem facilitar a ocorrência de cáries.

Vinagre balsâmico

Ainda, o vinagre balsâmico pode ter o mesmo efeito. Ele tem cor forte e, não só, sua acidez também pode corroer o esmalte dental.

Leia também: Tártaro nos dentes: o que é e como remover

É possível amenizar o efeito dos alimentos que mancham os dentes?

A boa notícia é que dá para amenizar o problema com a adoção de bons hábitos de higiene bucal. A cirurgiã-dentista cita:

  • Diminuição da frequência de consumo desses alimentos;
  • Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia;
  • Realizar consultas periódicas com um dentista.

Fonte: Giovanna Freire, cirurgiã-dentista da Rede Ortoestética.

Leia também:

TDAH ansiedade e depressão
Bem-estar Equilíbrio

TDAH, ansiedade e depressão: psquiatra explica diferenças

Apesar de serem parecidos, os transtornos mentais reservam suas peculiaridades e tratamentos específicos

microbiota do intestino
Saúde

Microbiota do intestino pode mostrar risco de TDAH em crianças

Cientistas observaram que a microbiota é diferente em pessoas com o transtorno

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas