Alimentos que enfraquecem a imunidade

Nunca se falou tanto na importância do sistema imunológico como nos tempos atuais, por conta do coronavírus. E, assim como uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) saudável é capaz de fortalecer esse sistema, existem alimentos que enfraquecem a imunidade, podendo, assim, abrir as portas do organismo para diversos problemas de saúde.

Basicamente, o sistema imunológico é uma estrutura complexa formada por órgãos, tecidos e células que atuam no combate aos invasores externos. Assim, esse conjunto de guardiões é responsável por promover a imunidade, ou seja, o equilíbrio do organismo a partir de uma resposta coordenada aos ataques patogênicos (bactérias, vírus e outros micro-organismos).

Leia mais: Coronavírus e a alimentação: Principais dúvidas

Alimentos que enfraquecem a imunidade

Açúcar

Açúcar é um vício para muitos – e doces são verdadeiras tentações. Contudo, o consumo rotineiro e excessivo de alimentos açucarados pode ser maléfico para a imunidade. Evitar o constante consumo desse ingrediente pode evitar que o corpo sofra com processos inflamatórios, por vezes decorrentes do excesso de sacarose no organismo.

Uma maneira eficiente de diminuir seu consumo de doces e fortalecer a imunidade é adicionar mais frutas à dieta, em especial as frutas vermelhas, ricas em antioxidantes e de forte ação anti-inflamatória. 

Leia também: Por que você sente compulsão por doces?

Refrigerante 

Além de conter grande quantidade de açúcar, o refrigerante também é repletos de sódio, corantes e aditivos artificiais. Por isso, a bebida é capaz de provocar reações inflamatórias que tornam o organismo mais suscetível à doenças e infecções. Não só, refrigerantes são considerados “calorias vazias”, pois não possuem nutrientes que beneficiam a saúde.

Leia também: Consumo de refrigerante pode levar à morte prematura

Bebidas alcoólicas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define como consumo excessivo de álcool oito doses ou mais por semana para mulheres, e 15 para homens. Os especialistas em saúde concordam que o hábito pode enfraquecer o sistema imunológico.

“O álcool pode alterar muitas das funções normais de promoção da saúde do corpo. De fato, vários estudos mostraram que o consumo de bebidas alcoólicas tem consequências negativas para a saúde e pode suprimir o sistema imunológico”, reitera Ellen F. Foxman, patologista e professora de imunobiologia na Escola de Medicina da Universidade de Yale, uma das mais prestigiadas dos Estados Unidos. 

Leia mais: Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

Frituras

Frituras são um exemplo de alimentos que enfraquecem a imunidade. Sua grande quantidade de gordura é prejudicial para o sistema imunológico e pode acarretar em inflamações no organismo. O mesmo vale para fast food, notoriamente maléfico para a saúde e diretamente relacionado ao aumento dos casos de obesidade no mundo.

Leia mais: Fritura faz mal mesmo?

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo