7 alimentos (quase) sem calorias para colocar no cardápio

Ao contrário da crença popular, muitos alimentos com poucas calorias têm muito valor nutricional e podem constituir uma dieta rica e equilibrada. Esses 7 alimentos quase sem calorias, por exemplo, são facilmente acessíveis e repletos de nutrientes essenciais que podem ajudar a manter em boa forma e a saúde quando incluídos com frequência no cardápio. Confira para consumir sem medo. 

Espinafre

23 calorias em 100 gramas

Uma das folhas mais nutritivas, o espinafre contém carotenóides, incluindo betacaroteno e luteína, que estão ligados à proteção contra doenças visuais relacionadas à idade, como degeneração macular. Além disso, é repleto de antioxidantes, o que pode diminuir o estresse oxidativo geral, reduzindo potencialmente o risco de desenvolver câncer.

Couve

27 calorias em 100 gramas

Da salada ao suco verde, a couve é versátil, saborosa e muito completa. É rica em vitamina K, C, cálcio, fibra e desempenha um papel na saúde do coração, da pele e da saúde dos ossos.

Rúcula

17 calorias em 100 gramas

Um alimento básico da saudável dieta mediterrânea, a rúcula é fonte de vitamina K, cálcio, folato, fibras e antioxidantes. Assim, desempenha um papel na melhoria da saúde óssea, no apoio ao sistema imunológico e às funções nervosas.

Salsão (aipo)

19 calorias em 100 gramas

Você provavelmente já ouviu falar que o aipo tem calorias negativas, o que significa que seu corpo queima mais calorias mastigando do que realmente absorve. Contudo, apesar de não ser comprovado, o que certamente é verdade é que o salsão é quase sem calorias, e ótimo para perda de peso. Da mesma forma, o vegetal também pode atender às nossas necessidades de hidratação, pois é muito rico em água. Além disso, contém compostos que ajudam a reduzir a inflamação.

Alface

8 cal. em 100 gramas

Presente na salada do dia e dia e excelente dupla com o tomate, alface é hidratante possui alto teor de vitamina K, A e folato. Esses nutrientes ajudam a contribuir para a boa saúde do coração.

Pepino

8 cal. em 100 gramas

Também considerado quase sem calorias, o pepino é rico em água, o que significa que é bom para a hidratação. Além de refrescante, possui potássio, fibra e vitamina K, um nutriente que desempenha um papel na coagulação do sangue e na saúde do coração.

Cogumelos

22 cal. em 100 gramas

Os cogumelos são ricos em proteína, especialmente as versões brancas (na mesma porção de 100 gramas você tem 3 gramas de proteína), e aminoácidos essenciais, o que faz deles excelentes aliados de todos os públicos, especialmente os vegetarianos. Existem muitos tipos, mas, paris, shimeji, funghi, champignon e shitake são os mais conhecidos.

Leia também: Cogumelos: Tipos, benefícios e como incluir na dieta

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.