Melhores alimentos para o pulmão e que beneficiam a respiração

Existem diversos fatores que podem afetar a saúde pulmonar, incluindo níveis de atividade física, genética e condições ambientais. Mas, a dieta também desempenha um papel fundamental na saúde respiratória. Portanto, incorporar os melhores alimentos para o pulmão no dia a dia é uma estratégia simples que pode diminuir a inflamação, melhorar a função pulmonar e ajudar a curar o trato respiratório.

Além de fornecer uma riqueza de vitaminas, minerais e antioxidantes importantes, esses alimentos também foram pesquisados pela capacidade de melhorar a saúde do pulmão e proteger contra uma série de condições respiratórias. Saiba mais.

Maçã

A maçã, uma das frutas mais consumidas no mundo todo, é extremamente benéfica para a saúde do pulmão. A explicação para isso foi dada por cientistas da Universidade de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg, nos Estados Unidos, que promoveram um estudo sobre os fitoquímicos da fruta. Resumidamente, a pesquisa comprovou que as propriedades da maçã podem ajudar a reduzir o estresse oxidativo e a inflamação nos pulmões. Além de promover o melhor funcionamento deles.

Chá verde

O chá verde está repleto de antioxidantes e polifenóis que podem ser benéficos para a função pulmonar. Incluindo epigalocatequina galato (EGCG), que demonstrou ajudar a suprimir o crescimento de células de câncer no órgão. A bebida também contém teofilina, composto que atua como broncodilatador para melhorar a função das vias aéreas e aliviar dificuldades respiratórias.

Dessa maneira, outras pesquisas mostram que o consumo de chá verde pode estar associado a um menor risco de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), um grupo de doenças que podem causar falta de ar, tosse e chiado no peito.

Leia também: Chá verde ou chá preto: Qual é mais saudável?

Folhas verdes

Verduras folhosas como couve, espinafre e rúcula são embaladas com nutrientes essenciais que podem apoiar a saúde pulmonar, incluindo antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais. De fato, estudos mostram que comer mais vegetais verdes pode estar associado a um menor risco de câncer, DPOC e asma adulta.

Alho

Além de dono de um agradável aroma, o alho é um dos melhores alimentos para o pulmão. Fonte de propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, ajuda a proteger o corpo contra o estresse oxidativo. Além disso, um estudo feito por cientistas da Universidade Médica de Nanjing, na China, demonstrou que ao consumir alho cru semanalmente ao menos duas vezes, é possível reduzir o risco de desenvolver câncer de pulmão.

Gengibre

O potente tempero tem sido estudado por suas propriedades medicinais, especialmente quando se trata de saúde pulmonar. Assim, pesquisas apontam que o consumo da especiaria está ligado à diminuição dos danos nos pulmões e na proteção contra inflamação.

Salmão

Apontado como um dos principais alimentos de limpeza pulmonar, o salmão é uma ótima fonte de ácidos graxos anti-inflamatórios ômega-3. Pesquisas sugerem que essas gorduras saudáveis ​​para o coração podem ajudar a promover o fluxo sanguíneo pulmonar. Além disso, podem ser benéficas para certas condições respiratórias.

Banana

Rica em potássio, fibra e vitamina C, a banana é uma potência da nutrição e pode ser benéfica quando se trata de saúde pulmonar. Estudos mostram que o potássio encontrado na fruta ajuda os pulmões a contrair e expandir, o que pode prevenir problemas respiratórios. Da mesma forma, o alimento pode preservar a função pulmonar e até estar associado a um menor risco de chiado causado pela asma infantil.

Leia também: Ômega-3 do salmão ajuda a combater depressão

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo