Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

A gripe é uma infecção provocada por vírus e que prejudica muito a saúde do organismo, especialmente a do pulmão, do nariz e da garganta. Mas, há alimentos que ajudam a prevenir a gripe e a aliviar seus sintomas.

Alimentos que ajudam a prevenir a gripe

Basicamente, esses alimentos fortalecem a imunidade de forma eficaz e, assim, torna-se mais difícil para que infecções, a exemplo da gripe, prejudiquem o organismo.

Cogumelos

Cogumelos estão na lista dos alimentos que ajudam a prevenir a gripe. Pois contêm grandes quantidades de antioxidantes e vitaminas poderosas, bem como minerais importantes, a exemplo do ferro. Sendo assim, suas propriedades ajudam a fortalecer a imunidade e “afastam” a gripe.

Alguns tipos de cogumelos recomendados para consumo são:

  • Shimeji;
  • Shitake;
  • Portobello;
  • Champignon;
  • Funghi secchi.

Leia mais: Quer melhorar a saúde mental? Coma cogumelos

Alho

Além de ser um querido condimento muito utilizado na culinária, o alho é excelente para fortalecer a imunidade. Portanto, age como um antiviral natural. Ele ajuda a combater a ação de micro-organismos que podem ser extremamente maléficos para a saúde e ocasionar infecções. Nesse sentido, esse é um alimento que eficazmente combate a presença de agentes patogênicos no corpo.

Leia mais: Ervas antivirais para fortalecer a imunidade e combater infecções

Kiwi

O kiwi é uma fruta abundante em vitamina C. Por isso, fortalece a imunidade e ajuda a prevenir infecções no corpo, como a gripe. Não só, promove a melhora do sono – que pode ser prejudicado quando estamos doentes. Além disso, é um poderoso anti-inflamatório natural.

Semente de abóbora

Para prevenir a gripe é importante que os níveis de zinco estejam adequados no corpo. Pois o zinco é um mineral de extrema importância para a imunidade. Sendo assim, é essencial consumir alimentos ricos em zinco, como a semente de abóbora

Leia também: Óleo de semente de abóbora é o novo óleo de coco?

Iogurte grego

Outro nutriente importante para fortalecer a imunidade é a proteína. Nesse sentido, o iogurte grego integral é uma excelente opção de alimento rico em proteínas e que ajudará a prevenir a gripe. Além disso, é repleto de cálcio, mineral importante para o fortalecimento da imunidade.

Sopas e caldos

Clássicos alimentos dos dias frios, caldos e sopas são excelentes para prevenir infecções como a gripe. Além de saborosos e muito nutritivos, pois podem englobar diversos alimentos poderosos, são excelentes para fortalecer a imunidade. Como:

  • Caldo verde (rico em ferro e vitamina C);
  • Canja (rica em proteína e muitas vitaminas);
  • Sopa de alho (rica em antioxidantes).

Folhas verdes

Folhas verdes devem ser consumidas sempre e ao longo de todo o ano – não apenas no frio, quando costumamos ficar doentes. A razão para isso é simples: elas são ricas em diversas vitaminas, minerais e fibras. Todos esses são nutrientes que fortalecem a imunidade e ajudam a prevenir a gripe.

Aveia

A aveia é um verdadeiro superalimento e que poderá ajudar muito na prevenção da gripe. Além de ser versátil, que pode ser consumida de diversas maneiras, é rica em diversos nutrientes: proteína vegetal, vitaminas (especialmente a vitamina E) e minerais importantes. Além disso, é antioxidante e combate a ação de radicais livres no organismo. 

Brócolis

Assim como outras plantas crucíferas, ricas em antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais, o brócolis é uma excelente opção de alimento no combate à gripe. Ainda, é uma boa fonte de ferro, vitamina C e proteína vegetal, nutrientes que ajudam a fortalecer a imunidade.

Água

Por fim, é também necessário reiterar a importância de manter-se hidratado para prevenir infecções. Por isso, beber a quantidade diária adequada de água é extremamente importante para a prevenção da gripe.

Leia mais: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo