Alimentos práticos e saudáveis para sempre ter em casa

Alimentação Bem-estar
28 de Abril, 2020
Alimentos práticos e saudáveis para sempre ter em casa

Seguir um plano de refeições equilibradas é essencial para manter o organismo em dia. Especialmente em tempos de coronavírus, que tanto se fala da importância da alimentação para manter a imunidade lá em cima. Também, existe uma lista de alimentos práticos e saudáveis que são uma verdadeira mão na roda na hora de montar um cardápio fácil, rápido e cheio de sabor. 

Assim, antes da próxima visita ao supermercado, faça uma lista para encher o carrinho com os itens abaixo: 

Ovos

Consegue pensar em um alimento mais versátil? Existem infinitas opções quando se trata de preparar ovos, do omelete à salada, acompanhado de legumes, verduras ou queijo. Nutritivos, eles estão cheios de proteínas e vitaminas, como A, E e D. 

Vegetais verdes

Couve, rúcula, espinafre, brócolis… esses e outros estão na lista de alimentos práticos e saudáveis para se ter em casa. Com isso, certifique-se de comer verduras e legumes na cor verde diariamente. Os benefícios para a saúde são infinitos, e o sabor é fantástico, seja cru ou cozido. 

Leia também: Porque você deve comer brócolis todos os dias

Alho

Este antimicrobiano natural ajuda a prevenir resfriados e gripes. Da mesma maneira, é bom para o coração. Assim, adicione um dente por dia aos pratos, nos legumes, carnes ou refogados. Da mesma maneira, você pode fazer molho para salada com alho picado, vinagre e azeite.

Batata-doce

Troque as batatas comuns (batata-inglesa) por essa raiz nutritiva. Também, a batata-doce tem mais sabor. Portanto, abandone manteiga, sal, queijo e creme de leite e desfrute da sua doçura em versão de purê ou cozida, acompanhando carnes ou saladas.

Ervas frescas

Para quem pensa que comida saudável não tem gosto, as ervas frescas estão aí para provar o contrário. Por isso, adicione tomilho, sálvia, manjericão, alecrim e outros temperos ao prato para ter uma receita cheia de saúde e sabor. 

Lentilha

Lentilha contamtanto como um vegetal e uma proteína. Por isso, é uma escolha inteligente. Da mesma forma, leguminosas fornecem bastante fibra, 50% do nosso folato diário e 45% das nossas recomendações diárias de ferro. Por ser rica em magnésio, ajuda na vascularização, transporte de nutrientes pelo sangue e flexibiliza as estruturas de veias e artérias, melhorando a pressão arterial.

Leia também: Motivos para colocar couve na sua dieta

Sobre o autor

Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.

Leia também:

TDAH na adolescência
Bem-estar Equilíbrio

TDAH na adolescência: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

Segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, 2 milhões de pessoas tem TDAH no país; veja como identificá-lo na adolescência

bipolaridade ou borderline
Bem-estar Equilíbrio

Bipolaridade ou borderline? Veja as diferenças entre os transtornos

Quem sofre com bipolaridade ou borderline nem sempre tem o diagnóstico facilmente.

borderline
Bem-estar Equilíbrio

Borderline: O que é, quais são os sintomas e tratamentos

O Transtorno de Personalidade Borderline, trat-se de uma doença mental que envolve as áreas da psiquiatria e psicologia