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Alimentos que garantem uma pele saudável e lisinha

Você certamente já ouviu dizer que beleza vem de dentro – e quando o assunto é a pele, a máxima ganha sentido literal. Dá para manter o rosto lisinho, hidratado e livre de manchas com a ajuda da alimentação. 

Comer bem e de forma saudável nem sempre é uma tarefa fácil, mas quem segue uma dieta equilibrada pode tirar proveito dos nutrientes – e o resultado positivo é sentido na estética. 

Incorporar alimentos com ômega-3, colágeno e proteína no dia a dia pode mudar sua vida para melhor. “É importante garantir que a ingestão dos nutrientes aconteça na quantidade certa, pois a falta de um deles pode causar um desequilíbrio metabólico, resultando em diversas desordens que podem atingir, por exemplo, a pele com o aparecimento de acne, manchas, celulite, flacidez, estrias, gordura localizada e envelhecimento precoce”, explica a nutricionista Patrícia Davidson, do Rio de Janeiro. 

Veja o que deve estar no seu cardápio para ter uma pele invejável: 

Oleaginosas

Castanhas, nozes, soja e amêndoas são recheadas de vitamina E e selênio, dois potentes antioxidantes. Elas ainda evitam o ressecamento, melhoram a elasticidade natural da pele  e a hidratação.

Vitamina C

Alimentos como laranja, abacaxi, rúcula, couve e agrião  garantem a produção de colágeno e auxiliam na cicatrização.

Linhaça

O consumo regular da semente deixa a pele mais hidratada e suave. A linhaça pode ainda melhorar o quadro de quem tem psoríase ou eczema, condições que ressecam a cútis e causam rachaduras.

Salmão

O peixe é riquíssimo em ômega 3, ácido graxo que ajuda a melhorar inflamações na pele. É também um excelente alimento no combate ao estresse, ansiedade e depressão.

Cenoura

Ela é rica em betacaroteno  – que facilita o bronzeado, mas, os benefícios não param por aí. A cenoura também é fonte de vitamina A, que ajuda a combater a oleosidade excessiva da pele, evitando as indesejadas espinhas. 

Gengibre

Por ser um termogênico natural, ele auxilia a clarear, tonificar e minimiza sinais de idade. Também é um grande aliado ao combate a acne.

Frutas vermelhas

Elas atacam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce da pele. Sem contar que essas frutas têm poucas calorias, muita água e um bom teor de fibras.

Pele saudável x água

Além da alimentação, é importante frisar a importância da água. Ela evita a desidratação e, por isso, quanto mais hidratado seu corpo estiver, mais essa hidratação refletirá na sua pele. 

“A água trabalha em união as fibras do corpo, estimulando o trânsito intestinal e eliminando toxinas presentes no organismo para que o acúmulo não reflita de dentro para fora”, conta a nutricionista.  “Consumo regular de água garante que a pele fique mais bonita e viçosa, já que ela auxilia no bom funcionamento das células, favorecendo a absorção de nutrientes e equilíbrio celular”, finaliza. 

Receita de suco para uma pele mais firme e vitaminada

Ingredientes

· 200 ml de suco de maçã

· 5 morangos

· 20 g de cenoura

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva gelado. 

Como age

Além do betacaroteno, a bebida também é rica em vitaminas A, B e C, que melhoram a pele, e sais minerais, como fósforo e ferro, que protegem o corpo de doenças.

Leia também: Alimentos que ajudam a manter as unhas saudáveis

 
 

Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.