Alimentos gordurosos para incluir na dieta

Alimentação Bem-estar
15 de Janeiro, 2020
Alimentos gordurosos para incluir na dieta

Muitos acreditam que devemos evitar alimentos gordurosos na dieta, mas isso não é inteiramente verdade. Isso porque nem toda gordura é igual. Logo, nem toda gordura é vilã do emagrecimento ou de uma alimentação saudável.

Assim, existem dois tipos de gordura encontradas nos alimentos: a saturada e a insaturada. A verdade é que alimentos ricos em gordura saturada devem ser evitados. Entretanto, alimentos ricos em gordura insaturada (monoinsaturadas e poliinsaturadas), a chamada “gordura boa” são benéficos à saúde e seu consumo é, inclusive, recomendado. 

Gorduras são fonte de energia para o corpo e fundamentais para a absorção de vitaminas e proteínas e também para a síntese de determinados hormônios. Dessa maneira, o consumo de alimentos gordurosos deve ser controlado, mas nunca abolido.

Portanto, em uma dieta saudável, 20% a 35% do total de ingestão diária deve ser proveniente de gorduras.

Leia mais: Alimentos ricos em gorduras e seus benefícios para a saúde

Alimentos gordurosos para incluir na dieta 

Azeite de oliva

O azeite é certamente muito querido e presente na culinária brasileira. Para a nossa sorte, ele é rico em gordura monoinsaturada, bem como em gordura poliinsaturada, ambas benéficas à saúde. 

Conhecido, especialmente, por seus benefícios ao coração, o consumo de azeite de oliva é fortemente recomendado para temperar e cozinhar. 

Leia mais: Azeite de oliva pode prevenir demência

Pasta de amendoim entre os alimentos gordurosos

Além de deliciosa, a pasta de amendoim é notória fonte de gordura boa. Não só, ela é excelente para a saúde do coração justamente por isso. 

Aproximadamente, duas colheres da pasta contêm cerca de 8 gramas de gordura monoinsaturada e 3 gramas de poliinsaturada. Portanto, moderação.

Peixes

Peixes são excelente fonte de gordura boa. Um bom exemplo é o salmão, querido devido ao seu sabor. Além de delicioso, o salmão, bem como outros peixes, é fonte de ômega-3 e contém propriedades anti-inflamatórias. Além disso, são fonte de vitaminas, como a B12

Leia também: Motivos para comer salmão com mais frequência

Abacate

Saboroso e versátil, o abacate é também abundante em gordura boa. Além disso, é rico em vitaminas, como a E, fundamental para a imunidade. 

Chocolate amargo

Há quem ame, há quem odeie, mas o chocolate amargo é a melhor versão do doce para a saúde. Rico em antioxidantes e menos calórico, é uma ótima opção para quem não dispensa um chocolate, entretanto, não quer sair da dieta. 

Leia mais: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

mulher fazendo o exercício stiff unilateral na academia
Bem-estar Movimento

Stiff unilateral é melhor que o tradicional?

Será que vale a pena trocar o stiff convencional por sua variação unilateral? Descubra a resposta e veja como fazer corretamente para evitar lesões

proteína vegetal
Alimentação Bem-estar

Proteína vegetal: o que é, benefícios e alimentos ricos

Com foco em fontes vegetais, como leguminosas, grãos e sementes, as proteínas vegetais oferecem uma alternativa saudável e acessível.

bebê dormindo no berço
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Soneca do bebê: quantas horas ele deve dormir por dia?

Os períodos de soneca do seu bebê durante o dia são essenciais para o desenvolvimento do cérebro e a produção de hormônios do crescimento