Alimentos que ajudam a fortalecer os cabelos

Você certamente já ouviu dizer que beleza vem de dentro. No caso dos cabelos, a máxima ganha sentido literal. 

Uma alimentação balanceada interfere diretamente na saúde e aparência dos fios. Então, para ter um cabelo saudável, vale ficar de olho nos ingredientes que você escolhe para colocar no prato.

“A composição química do cabelo é de, basicamente, 90% queratina – e sua deficiência implica diretamente na saúde capilar. Então, para manter os fios em dia é preciso repor essa proteína no corpo, além de complementá-la com minerais como ferro, cobre e zinco”, explica a nutricionista Letícia Manduca, de São Paulo. 

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Saiba quais são os alimentos que precisam estar no seu dia a dia para que as madeixas cresçam fortes e com brilho:

Carne vermelha

As vitaminas do complexo B presentes na carne são fundamentais para quem deseja que os fios cresçam rápido e de forma saudável, já que o nutriente atua na multiplicação celular”, explica a nutricionista Vanessa Losano. 

Ovo

“Por ser rico em vitamina A, ele garante a melhora da elasticidade dos fios e diminui a oleosidade. Já o ácido fólico presente em sua composição ajuda a retardar o aparecimento de fios brancos”, completa Vanessa. 

Grãos integrais 

“Linhaça, quinua, aveia, chia, feijão-branco e outros grãos são fontes de zinco, que estimula a multiplicação das células, favorecendo o crescimento e fortalecimento dos cabelos”, conta Letícia Manduca. 

Pescados e frutos do mar

Esses alimentos são indicados por serem fonte de vitamina B3. “Essa vitamina aumenta a circulação no couro cabeludo, facilitando a entrega de nutrientes”, conta Letícia. 

Morango

A fruta oferece vitamina C, que ativa a microcirculação sanguínea no couro cabeludo. Com sua ação, os fios crescem mais rápido, resistentes e menos sujeitos à queda, quebra e ao ressecamento.

Iogurte e leite desnatado

São abundantes em cálcio, que é um mineral importante para o crescimento dos cabelos. Ele atua estimulando a produção de enzimas que promovem a multiplicação celular, fortalecendo o bulbo capilar. 

Chá verde 

Atua na limpeza mais profunda de cabelos com raízes mais oleosas. E como tem propriedades desintoxicantes, ajuda na manutenção de um couro cabeludo saudável, livre de caspa.

Suco funcional para o cabelo 

A nutricionista Letícia Manduca ensina uma receita prática e fácil com ingredientes poderosos para a saúde do cabelo:

Ingredientes

1 maçã
1 copo (200 ml) de água de coco
1 folha de couve
1 fatia fina de gengibre
1 limão

Modo de preparo 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba logo em seguida.

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Sobre o autor

Amanda Figueiredo
Amanda Figueiredo
Jornalista, editora sênior de nutrição, saúde e bem-estar.