Alimentos fitoquímicos: O que são e quais os benefícios

Os alimentos fitoquímicos são cientificamente comprovados como excelentes para a saúde. Esses alimentos são principalmente lotados de antioxidantes, que são responsáveis pela cor dos mesmos e por torná-los anti-inflamatórios. Esses antioxidantes são denominados fitoquímicos ou fitonutrientes.

Além disso, os alimentos fitoquímicos podem ajudar na prevenção de problemas no coração, uma vez que suas propriedades ajudam a controlar o nível de colesterol, bem como a regular a pressão arterial. Ainda, podem promover o fortalecimento da imunidade e a melhor regulação hormonal do corpo.

Leia também: Fitonutrientes: O que são, benefícios e fontes

Compostos e alimentos fitoquímicos

Licopeno

licopeno é um poderoso antioxidante carotenoide. A princípio, trata-se da substância natural responsável pela cor vermelha de alguns alimentos. Porém, também ajuda a proteger as células do nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicais livres. Sendo assim, reduzindo assim o risco de doenças crônicas, bem como garantindo maior jovialidade à aparência da pele.

Luteína

luteína é conhecida especialmente por beneficiar a saúde dos olhos. Assim, é um carotenoide natural, ou seja, antioxidante presente em diversos alimentos. Em resumo, ela ajuda a manter a aparência jovial da pele, além de proteger a saúde dos olhos.

Zeaxantina

zeaxantina é um carotenoide que age especialmente a favor da saúde dos olhos, protegendo dos efeitos maléficos da oxidação e danos promovidos pela luz. Basicamente, é um pigmento de coloração amarela e que, por isso, está presente em alimentos dessa cor e também de cor laranja e verde.

Ainda, ela ajuda a desacelerar os efeitos da diabetes sobre a visão, além de prevenir a degeneração macular (perda da visão devido à idade).

Antocianina

A antocianina é o famoso antioxidante que dá cor às frutas vermelhas, azuis e roxas. Por outro lado, ele é também altamente anti-inflamatório. Por isso, entre as formas como pode beneficiar a saúde, ele age na prevenção da formação de tumores cancerígenos. Além disso, fortalece a imunidade, beneficia a saúde e a aparência da pele, além de proteger a saúde do cérebro.

Alicina

Está presente em alimentos de cor branca, mais notavelmente no alho, um dos mais poderosos alimentos fitoquímicos. Além disso, é excelente para o melhor controle do colesterol e pode promover o fortalecimento da imunidade.

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo