Alimentos bons para o fígado

Você sabe quais são os alimentos bons para o fígado? O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e é extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Portanto, é preciso evitar comportamentos que o prejudiquem, como o consumo pesado de bebidas alcoólicas e altas dosagens de medicamentos.

Também, uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em gorduras e açúcares, ou seja, pouco saudável, é a principal responsável por fígados doentes, até mais do que o alto consumo de álcool.

Assim, uma alimentação desequilibrada provoca o que é chamado de “fígado gorduroso”, ou seja, quando há concentração de gordura em volta do órgão. Isso pode dificultar a perda peso.

Além disso, essa condição, também conhecida como esteatose hepática, é mais comum em pessoas com obesidade e sobrepeso. Porém, ela não se restringe a esses pacientes. Seu tratamento se dá pela redução dos fatores de risco, ou seja, a inserção de uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios na vida do paciente 

Por fim, trata-se de uma doença benigna. Porém, pode acarretar em uma condição mais grave, como cirrose e insuficiência hepática.

Leia também: Alimentos que protegem o coração

Alimentos bons para o fígado

Alcachofra

A alcachofra pode prevenir que doenças, como a citada acima, atinjam o órgão vital. Ela possui, entre outras, propriedades hipotensora e depurativa do sangue

Feijão entre os alimentos bons para o fígado

Em suas diversas variedades, o feijão é extremamente benéfico para a saúde desse órgão, visto que auxilia na saúde da flora intestinal, a qual reflete na melhor saúde do fígado.

Iogurte

Também, o iogurte é excelente para o intestino, afinal, é probiótico.

Leia também: Alimentos ricos em probióticos – além do iogurte

Café para a saúde do fígado? Sim

Apesar de conter cafeína e requerer cuidados em seu consumo, sua dose diária de café possui excelente ação protetora. Além disso, o grão de café é notoriamente antioxidante, portanto, faz muito bem para a saúde.

Leia também: Cafeína faz mal?

Frutas vermelhas

Ricas em antioxidantes e diversas vitaminas, essas pequenas frutas de linda coloração manterão seu fígado saudável e protegido. Boas opções são: morango, framboesa, amora, cranberry, goji berry, mirtilo, entre outras.

Leia mais: Goji berry emagrece?

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo