Alimentos com mais ferro que carne vermelha

Se você é vegetariano, vegano ou apenas deixou de comer carne vermelha, uma preocupação comum é garantir o consumo diário recomendado de alguns nutrientes, entre eles o ferro. De acordo com as normas de saúde, a  dose recomendada para adultos é de 8 e 27 mg por dia.

O ferro é essencial para a vida. Além de prevenir a anemia, funciona como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo. 

Embora a carne esteja frequentemente no topo da lista de fontes desse mineral, há muitas opções que contêm a mesma quantidade ou mais do nutriente. Confira alguns alimentos que valem mais que um bife quando o assunto é consumo de ferro: 

Espinafre

Três xícaras de espinafre contêm cerca de 18 mg de ferro – mais do que em um filé de 200 gramas. Você pode ingerir a recomendação diária do nutriente com apenas uma salada de espinafre saudável. 

Brócolis

O brócolis não só é repleto do mineral e outros nutrientes essenciais como a vitamina K e o magnésio, mas também é rico em vitamina C, o que ajuda a estimular a absorção de ferro no corpo. 

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Lentilha

Apenas uma xícara de lentilha tem mais ferro do que um bife de 200 gramas. Além disso, também é uma fonte sólida de fibras, potássio e proteína. Você pode adicionar lentilhas à salada ou experimentar como uma sopa.

Couve

A couve é rica em ferro e clorofila e, por isso, é uma ótima opção para tratar a anemia, diminuir a retenção de líquidos e evitar a absorção de substâncias químicas dos alimentos, ajudando assim na desintoxicação do organismo. 

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Castanha de caju

Oleaginosas de todos os tipos são fontes de proteína conhecidas para os vegetarianos. Mas, a castanha de caju tem o benefício adicional de ser repleta de ferro. Uma porção de ¼ xícara contém cerca de 2 gramas de ferro. Além de ser comida pura, pode ser moída e, então, salpicada em saladas, carnes e sucos. 

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Soja

Uma porção de soja cozida tem entre 8 e 9 mg de ferro. Essas leguminosas também são uma ótima fonte de proteína. Contudo, certifique-se de procurar produtos de soja orgânicos em vez de convencionais – que podem ser geneticamente modificados.

Grão-de-bico

Uma xícara de grão-de-bico apresenta 4,7 mg de ferro, mais da metade da dose diária recomendada para um homem adulto. Asse-os em um pouco de azeite para um lanche crocante ou misture-os com tomates, queijo feta e pepino para criar um prato saboroso.

Chocolate amargo

Os benefícios do chocolate amargo parecem infinitos. Além de promover uma pele e dentes mais saudáveis ​​e reduzir a ansiedade, ele é uma maneira doce de aumentar a ingestão de ferro. Trinta gramas de chocolate amargo contém 2 a 3 mg de ferro, mais ferro do que na mesma quantidade de carne.

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