Alimentos que aliviam o estresse

Viver uma vida leve e longe do estresse parece cada vez mais difícil. O que pouca gente associa é que esse sentimento tem muito a ver com a nossa relação com a comida e nossas escolhas em relação a ela. Sabia que existem alimentos que podem efetivamente melhorar seu humor, ajudar a aliviar o estressar e tornar o dia mais leve?

Leia também: 8 alimentos que ajudam a combater a ansiedade

Grãos integrais e carboidratos complexos

Consumir grãos integrais é uma ótima escolha quando estiver se sentindo estressado. Além de serem super nutritivos, esses grãos trazem inúmeros outros benefícios. 

Grãos como o arroz integral, a aveia e o pão integral, bem como os carboidratos complexos – como vegetais e legumes ricos em amido, combatem o estresse pois liberam serotonina, o neurotransmissor da felicidade e bom humor.

Chocolate

Especialmente o chocolate amargo pode ajudar no alívio do estresse, pois ele ajuda na liberação de serotonina. Opte por opções ricas em cacau – a partir de 85%, preferencialmente.

Alimentos ricos em ômega-3

O ômega-3 aumenta a imunidade, previne doenças e melhora a cognição e a memória. Não só, já mostrou-se capaz de combater a ansiedade e a depressão, assim como outras fontes de boas gorduras.

Alimentos ricos em vitamina C

A vitamina C já é conhecida por seus diversos benefícios à saúde física, mas ela pode ser excelente para a saúde mental também. Alimentos como kiwi e laranja podem aliviar o estresse e o mau humor. 

Probióticos

Além de prevenir doenças e melhorar o funcionamento do intestino, os probióticos podem melhorar o humor e atuar no alívio do cansaço mental.

A explicação é que muito do estresse sentido mentalmente está intimamente conectado com o mau funcionamento do sistema digestório. Não só, as bactérias presentes no intestino podem estar desordenadas e, portanto, provocando esse sentimento.

Leia também: Adaptógenos: Ervas que ajudam a combater o estresse

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo