Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Alimentação Beleza Bem-estar
10 de Junho, 2020
Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

O envelhecimento precoce da pele é um medo comum e ele pode ser, em parte, resultado da sua alimentação. Pois, não é novidade que a dieta desempenha um papel fundamental na saúde da pele, do intestino e na forma como você combate a inflamação do organismo. Assim, alguns alimentos podem causar inflamações no interior do organismo e, por isso, aceleram o aparecimento de rugas e marcas de expressão.

Comer bem e de forma saudável nem sempre é uma tarefa fácil, mas quem segue uma dieta equilibrada pode tirar proveito dos nutrientes – e o resultado positivo é sentido na estética. Saiba quais alimentos evitar.

Alimentos que causam o envelhecimento precoce da pele

Açúcar

Alimentos e bebidas ricos em açúcar podem até ser saborosos, mas certamente aceleram o processo de envelhecimento. Basicamente, o açúcar pode ser inflamatório e, assim, provocar desde o aparecimento de espinhas até mesmo a aparição precoce de rugas. Por isso, recomenda-se evitar principalmente refrigerantes, sucos artificiais e doces. Além do açúcar branco adicionado em diversos alimentos, os adoçantes artificiais também devem ser evitados.

Leia mais: 6 passos simples para diminuir o consumo de açúcar

Bebidas alcoólicas

As bebidas alcoólicas podem prejudicar a saúde de muitas maneiras, impactando inclusive o humor. Não só, sua ingestão em excesso também impacta a pele e sua jovialidade. No corpo, essas bebidas provocam a desidratação e, por isso, “roubam” vitaminas importantes, como a vitamina C, A e as vitaminas do complexo B. Não só, também prejudicam a absorção de minerais como magnésio e zinco.

Leia também: Mindful drinking: Método aposta no consumo consciente de álcool

Alimentos processados e fast food

Os alimentos processados, assim como fast food em geral, são ricos em sódio e possuem valor nutricional extremamente baixo. Além disso, são majoritariamente ricos em conservantes, substâncias que podem inflamar o organismo e dificultar a absorção de vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno – principal responsável pela firmeza da pele.

Derivados do leite

Os produtos derivados do leite, mais conhecidos como laticínios, podem acarretar em processos inflamatórios que prejudicam a pele. Para muitas pessoas, ao consumir laticínios, o aparecimento de espinhas é quase inevitável. Ainda, a eczema e a psoríase também podem se manifestar. 

Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Café

Apesar de popular e indispensável na rotina de muitas pessoas, o café é conhecido por, além de dar energia para o corpo, provocar desidratação. Assim, impacta diretamente na aparência e saúde da pele. Por isso, o ideal é moderar a dose diária para até uma xícara e sempre se manter hidratado.

Leia também: Alternativas à cafeína que funcionam como estimulantes naturais

Proteja seus lábios no frio

Sobre o autor

Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo

Leia também:

TDAH
Bem-estar Equilíbrio

TDAH: o que é, sintomas, como identificar e tratamentos

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é uma condição crônica de causas genéticas

Higiene do sono para crianças
Bem-estar Gravidez e maternidade Saúde Sono

Higiene do sono para crianças: 7 dicas para criar rotinas eficazes 

Veja como adaptar o conjunto de hábitos e orientações para crianças

jetlag social
Bem-estar Sono

Jetlag social: Entenda o que é e como afeta a saúde

Fenômeno ocorre quando há diferenças nos horários de sono dos dias de trabalho e dos fins de semana