fbpx

Alimentos que dão energia

Bateu aquele desânimo? Normal se sentir cansado. O problema é que, geralmente, quando nos encontramos com essa sensação de fadiga, logo corremos para comidas cheias de carboidrato refinados e gordura, pensando que serão elas que nos ajudarão a “ficar em pé”. Não é bem assim.

Ainda que esses alimentos, ricos em açúcar ou cafeína, nos deem um “up” temporário, seus efeitos passam rapidamente. Então, o que devemos comer para realmente ter energia ao longo do dia, mesmo quando tudo o que queremos é tirar uma soneca?

Nutrientes que energizam o corpo

Alguns nutrientes são nossos melhores aliados para não sofrer com a fadiga. Saiba quais são esses: 

  • Vitaminas B
  • Carnitina
  • CoQ10
  • Creatina
  • Ferro
  • Magnésio
  • Proteína
  • Potássio

Claro, carboidratos e proteínas também são essenciais para prover energia ao corpo e a deficiência deles no organismo pode fazer muito mal à saúde. Carboidratos são responsáveis por nos fornecer energia de forma mais rápida, entretanto, essa energia se esgota rapidamente também.

Alimentos ricos em proteínas e nos nutrientes listados acima, porém, são melhores opções para manter-se energizado por mais tempo. Sendo assim, o ideal é combinar carboidratos saudáveis, proteínas e determinados nutrientes, para não faltar energia.

Faça sua avaliação de peso, descubra seu peso ideal e aprenda a emagrecer com a Low Carb. Clique para saber mais

Proteínas para ter energia

Proteína animal

Alimentos como carnes brancas (como peixes) são boas fontes de proteína e contêm pouca gordura. Por exemplo, a carne de salmão é, além de proteica, fonte de magnésio e creatina.

Proteína vegetal

Não basta consumir proteína animal. A ingestão de proteína deve ser variada e balanceada, portanto, consumir fontes de proteína vegetal é muito importante. Alimentos como a lentinha e o feijão preto são excelentes opções.

Leia mais: Alimentos ricos em proteínas e seus benefícios

Vegetais para ter energia

Perfeitas fontes de energia, os vegetais também podem, em alguns casos, ser proteicos. Um verdadeiro “combo saúde”. Brócolis, aspargos e cenoura são opções deliciosas e acessíveis.

Grãos para ter energia

Grãos são carboidratos saudáveis, fontes de “energia rápida”. Porém, seu consumo é essencial para manter sua energia assegurada a longo prazo. Alguns bons grãos para se consumir são: arroz integral, aveia e o próprio arroz branco.

Leia mais: Os seis melhores carboidratos para a sua dieta

Frutas

Fontes de vitaminas e minerais, as frutas são mandatórias para qualquer dieta verdadeiramente balanceada e saudável. Consumi-las in natura é a melhor opção, visto que quando secas ou em conserva, muitos nutrientes são perdidos e pode haver açúcar em exagero.

Goji berry, abacate, tâmaras, maçã e banana são uma boa pedida.

Leia também: Exercícios que dão mais energia que uma xícara de café

Desafio 7kgs em 6 semanas!

Elimine até 7kgs em apenas 6 semanas!


 
 

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo