Alimentos que ajudam a combater a dor de cabeça

Você sabia que sua alimentação pode ajudar ou prejudicar crises de dor de cabeça? De acordo com a nutricionista Patrícia Costa Bezerra, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário IESB, a desidratação e a intolerância alimentar são duas causas frequentes desse tipo de queixa.

“Os casos de dor de cabeça aumentam no período de calor e seca e a falta ou baixo consumo de líquidos pode ser uma das razões. Além disso, a alergia a alguns alimentos também pode ocasionar o sintoma”, explica. 

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Entre os alimentos associados às dores de cabeça temos leite e seus derivados, alguns corantes ou conservantes e até mesmo algumas frutas (melancia e melão). “Mas, atenção, isso não significa que todas as pessoas respondem negativamente a esses itens. É importante verificar cada caso e entender o que provoca ou não a situação de dor.”

Por outro lado, existem alimentos que podem ajudar a aliviar ou prevenir a dor de cabeça e melhorar a qualidade de vida de modo geral. Confira as dicas de Patrícia e garanta mais bem-estar no seu dia a dia.

Água

Hidratar o corpo é fundamental para a saúde como um todo. Sem água, o organismo não funciona apropriadamente, o que pode levar à dor de cabeça. Por isso, garanta que, todos os dias, você consuma ao menos 8 copos de água mineral ou filtrada. 

Amêndoas e castanha de caju

Ricas em magnésio, essas oleaginosas ajudam a proteger da dor de cabeça porque relaxam os vasos sanguíneos. O nutriente também atua na modulação da serotonina, o hormônio do bem-estar, e bloqueia alguns receptores cerebrais que, em desequilíbrio, podem causar enxaqueca. 

Espinafre

O espinafre, cheio de vitaminas do complexo b, ajuda a diminuir a pressão sanguínea e pode aliviar as dores de cabeça. 

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Salmão

O ômega 3, encontrado no salmão, tem ação anti-inflamatória, o que colabora na desobstrução dos vasos sanguíneos – processo que combate a dor de cabeça. Além disso, contém vitamina B6, importante no tratamento de enxaqueca provocada por mudanças hormonais como a TPM.

Feijão

Além de apresentar bastante magnésio, o feijão contém triptofano, que tem papel importante na produção do neurotransmissor serotonina. Tudo isso faz dele um bom aliado para prevenir a dor de cabeça.

Gengibre

Com propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o gengibre é um superparceiro no alívio da dor de cabeça. Seus nutrientes, entre eles o potássio e o magnésio, estimulam a circulação sanguínea, aliviando o incômodo. A raíz também consegue reduzir as náuseas, sintoma que pode acompanhar quadros de enxaqueca.

Acerola

Apesar de pequena, essa fruta contém altas doses de vitamina C, nutriente que fortalece a parede dos vasos sanguíneos e têm ação antioxidante. Ou seja, com maior circulação de sangue no cérebro e pressão arterial equilibrada, você pode dar adeus à dor de cabeça.

Maracujá

Uma fruta calmante que ajuda a dormir melhor. Uma noite de sono tranquila faz com a mente descanse, o que evita a dor de cabeça.

Chá de erva-cidreira ou camomila 

Pode ser consumido ao longo do dia – de 2 a 3 xícaras – para facilitar o relaxamento do corpo e da mente e, assim, diminuir a possibilidade de dores de cabeça.

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Revisado por

Nutricionista Vanessa Losano
Vanessa Losano
Nutricionista e coach de emagrecimento
CRN3 34283

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