Alimentos que protegem os dentes

Os dentes são responsáveis por cortar, prender e triturar os alimentos que ingerimos. Sem eles, a alimentação é comprometida. Prevenção é o melhor remédio para quem deseja ter um sorriso bonito.

Para ter dentes de dar inveja, é preciso evitar cáries e manchas em primeiro lugar, escovando, passando fio dental e, por último, mas não menos importante, comendo corretamente. 

Alimentos que protegem os dentes – e garantem um lindo sorriso 

Chocolate amargo

Isso se deve ao fato de que o chocolate amargo é rico em CBH, um composto encontrado no cacau. Essa substância combate o acúmulo de placa dentária e previne o aparecimento de cáries. Além disso, age contra a sensibilidade.

Porém, é importante lembrar: os dentes devem ser escovados após qualquer refeição, ao acordar e antes de dormir. 

Leia mais: 6 motivos para incluir o chocolate amargo na dieta (emagreça com o Tecnonutri)

Peito de frango

O peito de frango não é apenas uma excelente fonte de proteína, é também rico em vitamina K2. Essa vitamina está associada ao desenvolvimento dos ossos da face e da formação dos dentes. Portanto, é importante principalmente para as crianças em fase de crescimento.

Salmão selvagem

Outra excelente fonte de proteína e de gordura boa, o salmão (especialmente o selvagem) é rico em cálcio, essencial para a saúde dos dentes, dos ossos, dos músculos, dos cabelos e das unhas. 

Leia mais: Diferença entre os tipos de salmão selvagem e de cativeiro

Água

Assim como a saliva, a água ajuda a lavar o açúcar e o ácido dos dentes. Ela também contém flúor, um mineral que protege contra a erosão dentária e é encontrado em pasta de dente e em alguns enxaguantes bucais.

Leia mais: Água: Você sabe quanto deve tomar todos os dias?

Morango

A fruta contém ácido málico, um branqueador natural de esmalte. Esmague um morango, misture-o com bicarbonato de sódio e espalhe-o nos dentes usando uma escova macia. Cinco minutos depois, limpe, enxágue e pronto: você terá um sorriso mais branco.

Fibras

Folhas verdes e outras fontes de fibras promovem boa digestão e níveis saudáveis ​​de colesterol. Tais alimentos também fazem maravilhas para os dentes – principalmente porque exigem muita mastigação.

Comer uma tigela de espinafre é um pouco como passar os dentes por uma lavagem: toda essa mastigação gera saliva, e a comida em si esfrega fisicamente os dentes enquanto ela é triturada em pequenos pedaços. 

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo