Saúde dos ossos: Saiba quais alimentos evitar

A saúde dos ossos deve ser um ponto de atenção em todas as fases da vida. São os ossos que formam nosso esqueleto, responsáveis por funções como a sustentação do corpo, locomoção, proteção de órgãos vitais, produção de células sanguíneas e reserva de cálcio.

Por isso, é importante evitar determinados alimentos que comprometem a saúde óssea.

Saúde dos ossos: O que evitar

Refrigerantes

Entre outros malefícios que essas bebidas causam, os refrigerantes podem fazer muito mal para a saúde dos ossos. Por conter grande quantidade de ácido fosfórico, também chamado de ácido ortofosfórico, essas bebidas causam a diminuição da quantidade de cálcio presente nos ossos, a fim de estabilizar a acidez do corpo – aumentada com o consumo da bebida. Portanto, quanto mais bebemos de refrigerantes, mais fraca se torna a estrutura óssea.

Leia mais: Refrigerante faz mal para os ossos?

Café

Assim como os refrigerantes, o café é outra bebida que pode dificultar a absorção de cálcio no organismo. Como consequência, provoca o enfraquecimento dos ossos. Por isso, é importante limitar o consumo de café para no máximo três xícaras diárias. Ainda que a cafeína seja uma excelente fonte natural de energia, há demais opções alternativas que também agem como verdadeiros estimulantes.

Leia mais: Cafeína faz mal?

Alimentos ricos em sódio

Com o passar dos anos e o avanço da idade, seguir uma dieta (emagreça com o Tecnonutri) rica em alimentos lotados de sódio é uma péssima ideia. A razão para isso é que a substância causa degeneração óssea, pois também provocam a perda de cálcio. Por isso, é importante limitar o consumo dos seguintes alimentos: 

  • Enlatados;
  • Alimentos congelados;
  • Fast food;
  • Macarrão instantâneo;
  • Industrializados;
  • Salgadinhos.

Leia mais: Alimentos processados campeões de sódio

Bebidas alcoólicas

O consumo de bebidas alcoólicas previne a absorção dos osteoblastos, ou seja, os responsáveis pela síntese dos componentes orgânicos da matriz óssea. Sendo assim, prejudica a saúde dos ossos, além de dificultar a absorção de minerais essenciais para o corpo.

Leia também: Bebida alcoólica pode baixar a imunidade?

emagreça com jejum intermitente

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo