Alimentos e ervas que aumentam a produção de colágeno

Pele mais firme, cabelos mais bonitos e unhas mais fortes. Estes são apenas alguns dos benefícios que o colágeno proporciona. 

O colágeno é um tipo de proteína de origem animal importante para o organismo, pois desempenha diversas funções. A pele, por exemplo, possui 75% de colágeno. O corpo é composto por milhares de aminoácidos (cerca de 3 mil) e contém mais de 20 tipos deles. Cada um desempenha um papel, como fortalecer tendões, ligamentos e ossos; formar cartilagens, como a ponta do nariz e as orelhas; e manter a firmeza da pele, evitando flacidez precoce, linhas e rugas de expressão. 

Leia também: Colágeno: Para que serve, benefícios e como consumir

O colágeno é encontrado em aves, porcos e bois, sendo a pele, cartilagens e tendões os membros mais ricos no nutriente. 

Alimentos que ajudam na produção de colágeno

O colágeno pode  ser consumido em forma de suplementos ou por meio da alimentação. Veja algumas fontes que não podem faltar na dieta (emagreça com o Tecnonutri) .

  • Peixes
  • Queijos, leite e derivados
  • Cereais
  • Oleaginosas, como amêndoas e castanhas
  • Gelatina 

Há ainda maneiras para aumentar a própria produção interna da proteína a partir do consumo de algumas ervas. Conheça duas delas:

Fo Ti (He Shou Wu)

Às vezes chamada de “elixir da vida”, essa erva japonesa é um remédio antigo que tem uma boa reputação de prevenir ou reverter os cabelos grisalhos.

Rabo de cavalo

É da família das cavalinhas, rica em sílica, um elemento essencial para a criação de colágeno que favorece a criação de vasos sanguíneos, tendões e músculos. 

Leia também: Temperos e ervas naturais que podem substituir o sal na cozinha

Sobre o autor

Redação
Redação
Todos os textos assinados pela nossa equipe editorial, nutricional e educadores físicos.