Alimentos que ajudam na cicatrização

A cicatrização é extremamente importante quando nos ferimos, caímos ou mesmo após um procedimento cirúrgico. Nesse momento, há alguns alimentos que ajudam a pele a cicatrizar, facilitando e acelerando seu processo.

No pós-operatório ou após um acidente, há remédios que promoverão a cicatrização. Mas, a alimentação também é essencial nesse momento. Assim, manter o corpo hidratado é chave. Por isso, optar por alimentos abundantes em água é uma opção inteligente. Saiba mais.

Alimentos que ajudam na cicatrização

Leite e derivados

O leite e seus derivados são uma excelente fonte de proteína e vitaminas do complexo B. Qualquer uma três variedades (integral, desnatado e semidesnatado) são recomendáveis. Ainda, queijos brancos e amarelos, bem como iogurtes também são aliados da cicatrização.

Leia também: Alimentos que contêm mais cálcio do que leite

Frutas cítricas

Fartas em vitamina C, as frutas cítricas são excelentes para a cicatrização. Além disso, possuem grande quantidade de água em sua composição.

Frutas e vegetais ricos em água 

Ainda, há frutas e vegetais conhecidos por sua abundância em água e, por isso, ajudam na cicatrização. A exemplo, a melancia e o pepino são notáveis nesse sentido – aproximadamente 90% da melancia é composta por água. 

Leia mais: Frutas e vegetais diuréticos naturais que ajudam a desinchar

Vegetais verdes 

Além do pepino, outros vegetais excelentes são aqueles verdes de tom escuro. A razão para isso é a grande quantidade que eles detêm de vitamina K, que está ligada à melhora da coagulação sanguínea. A exemplo, o brócolis, o espinafre e o aspargo são boas opções.

Leia mais: Vitamina K2: Benefícios e quanto consumir

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo