Alimentos que ajudam a prevenir câncer de próstata

O câncer de próstata é o segundo a mais afetar a população masculina, por isso, é importante manter-se atento para a sua prevenção. Saiba quais alimentos podem lhe ajudar a prevenir a doença.

Tomate

O tomate é muito comum na alimentação dos brasileiros e um dos motivos principais para isso é sua versatilidade. Além disso, o alimento é rico em licopeno, um antioxidante com o maior poder de proteger as células da próstata contra alterações maléficas, como as multiplicações sem controle que ocorrem no crescimento do tumor.

O licopeno é melhor absorvido pelo corpo quando submetido a temperaturas altas, portanto, recomenda-se que o tomate seja cozido, grelhado ou servido em forma de molho. 

Leia mais: Conheça os benefícios do tomate

Castanha-do-pará

A popular e saborosa castanha-do-pará é rica em selênio, um mineral com alto poder antioxidante, assim, ajuda na prevenção do câncer. O selênio também pode ser encontrado em grandes quantidades em alimentos como a farinha de trigo, a gema do ovo e o frango.

Leia mais: Oleaginosas: um ranking com as opções mais saudáveis

Vegetais crucíferos

Os vegetais crucíferos, como o brócolis, a couve-flor, o repolho, a couve de Bruxelas e a couve, são todos ricos em sulforafano e indole-3-carbinol (antioxidantes) e podem ser grandes aliados no combate do câncer de próstata.

Leia também: Motivos para colocar couve na sua

Chá verde

O chá verde, também conhecido por seu potencial de emagrecimento e aceleração do metabolismo, é rico em isoflavonas e polifenóis, ambos nutrientes de ação oxidante. Esses nutrientes também encontram-se na maior parte das frutas e dos vegetais, nos grãos de soja e no vinho tinto.

Leia também: Chás: Conheça diferentes tipos e benefícios dessas bebidas

Peixes

A carne branca dos peixes é uma das mais ricas fontes de ômega-3, um tipo de gordura boa que possui ação anti-inflamatória, bem como potencial antioxidante. Por isso, o consumo da carne de peixe pode ser benéfico na prevenção do câncer de próstata. Uma boa opção é o bacalhau.

Leia mais: Vinho e chocolate podem ajudar a prevenir doenças sérias

Sobre o autor

Nathália Lopes
Nathália Lopes
Estagiária de Jornalismo